Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo bloqueia Auxílio Brasil de R$ 400; confira se você foi bloqueado

Hoje, sexta-feira (25), teve início a 6ª rodada de pagamentos do Auxílio Brasil em março. Porém, nem todo mundo que recebeu o benefício em fevereiro conseguiu resgatar o valor este mês. Mas, por que isso acontece?

Apesar das regras de concessão continuarem as mesmas, há uma fiscalização mensal que pode resultar no bloqueio do benefício e isso pode ocorrer de repente, sem nenhum aviso prévio. Confira como você pode se prevenir dessa situação!

É provável que você também goste:

Dinheiro extra no Auxílio Brasil: grupo vai receber R$ 600

Empréstimo do Auxílio Brasil em 2022: beneficiários vão poder pedir crédito consignado

Auxílio Brasil: teve o benefício suspenso? Saiba como recuperar

Como saber se fui bloqueado do Auxílio Brasil?

Para não correr o risco de ter o auxílio Brasil bloqueado sem perceber, é recomendado estar sempre atento ao seu cadastro no programa.

Portanto, informações de valor, data de recebimento e extrato ficam sempre disponíveis nas plataformas digitais. Em caso de irregularidade, é possível saber na hora o que aconteceu.

Você pode fazer a consulta do Auxílio Brasil pelos seguintes meios:

  • Por telefone – o cidadão pode ligar no telefone 121, do Ministério da Cidadania, ou no telefone 111, da Central de atendimento da Caixa;
  • Por aplicativos – é possível verificar as informações pelo aplicativo Auxílio Brasil e Caixa Tem, ambos estão disponíveis para Android e iOS;
  • Cadastro Único – Verifique se o seu cadastro no Cadúnico está atualizado pelo site da Caixa – www.cadastrounico.caixa.gov.br. A consulta também está disponível por telefone, pelo número 0800 707 2003.

Se, por algum motivo, as suas informações não estão corretas ou estão incompletas, é necessário atualizá-las o quanto antes, pois você corre o risco de perder o benefício.

Como evitar o bloqueio do Auxílio Brasil

O principal motivo dos bloqueios do Auxílio Brasil são a falta de atualização no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) do beneficiário. Para evitar o cancelamento, o cidadão precisa prestar atenção nas suas informações dentro do programa.

A atualização do CadÚnico deve ser feita quando as seguintes situações acontecerem:

  • Quando alguém da família nasce ou morre;
  • Alguém começou a trabalhar ou perdeu o emprego;
  • Um integrante passou a morar na casa ou se mudou;
  • O filho mudou de escola.

O bloqueio também pode ocorrer se a família já não se enquadrar na renda máxima estipulada pelo programa. Confira nossa matéria completa sobre o assunto, aqui.

Tive meu benefício suspenso, como recuperar?

Para quem já caiu na malha fina e perdeu a mensalidade, não há como contestar a decisão da União. Caso você tenha sido suspenso do Auxílio Brasil, a única alternativa é atualizar os dados no CadÚnico e esperar até que uma nova triagem do Ministério da Cidadania seja feita.

Auxilio Brasil em março

Os pagamentos do Auxílio Brasil são feitos de acordo com o número final do NIS (Número de Inscrição Social) dos beneficiários, começando por 1 e terminando com 0. Confira as datas!

  • NIS final 1: 18 de março;
  • NIS final 2: 21 de março;
  • NIS final 3: 22 de março;
  • NIS final 4: 23 de março;
  • NIS final 5: 24 de março;
  • NIS final 6: 25 de março;
  • NIS final 7: 28 de março;
  • NIS final 8: 29 de março;
  • NIS final 9: 30 de março;
  • NIS final 0: 31 de março.

Outro detalhe é que a mensagem “benefício bloqueado para crédito do benefício em conta” tem surgido para muitos beneficiários dias antes do pagamento do Auxílio Brasil pelo Caixa Tem.Mas fique tranquilo, essa notificação apenas comunica que o dinheiro estará bloqueado até a data estipulada para o saque.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com (editada)