Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo confirma que tá tudo pronto para produção do FGTS Digital em 01/03

Segundo o governo federal, o FGTS Digital está preparado para entrar em produção a partir desta sexta-feira (1º de março). Saiba mais!

Na última terça-feira (27), o Ministério do Trabalho e Emprego lançou a plataforma FGTS Digital. Assim, de acordo com o governo federal, o novo sistema está preparado para entrar em produção a partir desta sexta-feira (1º de março). 

Assim, os recolhimentos de FGTS referentes às rescisões que ocorrerem a partir dessa data, bem como o FGTS mensal de março de 2024, deverão ser recolhidos através de uma guia gerada por esse sistema. Dessa forma, existe uma necessidade dos empregadores estarem atentos a algumas orientações específicas. Veja mais detalhes!

Funcionalidades do FGTS Digital

Portanto, o FGTS Digital promete desburocratizar as rotinas dos empregadores, simplificando o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS). Assim, o FGTS Digital apresenta diversas inovações, dentre elas a integração com o eSocial, de modo que, através dela, as empresas poderão:

  • Fornecer informações contratuais;
  • Emitir guias personalizadas;
  • Calcular indenizações compensatórias;
  • Obter extratos detalhados por trabalhador; e
  • Solicitar estornos e parcelamentos. 

Dessa forma, a previsão do governo federal é que haja uma economia de cerca de 36 horas por mês em tempo gasto com procedimentos administrativos relacionados ao FGTS e redução de R$ 144 milhões por ano em custos operacionais.

FGTS
Imagem: Eliseu Geisler/shutterstock.com

Empréstimo consignado para trabalhadores de empresas privadas

Além disso, por meio do FGTS Digital, o governo pretende facilitar a contratação de empréstimo consignado para trabalhadores que atuam em empresas privadas. Assim, a contratação do crédito poderá ser realizada sem a necessidade de aprovação do empregador, pois a garantia será a própria folha de pagamento do trabalhador.

Veja também:

Renove sua CNH com até 70% de desconto, veja como conseguir

Diante disso, a expectativa é de que a implementação do FGTS Digital resulte em uma maior movimentação de empréstimo consignado no mercado financeiro e ajude a impulsionar a economia brasileira, já que a ferramenta dará mais autonomia ao trabalhador na hora de gerir suas finanças pessoais.

Imagem: Eliseu Geisler/shutterstock.com