Governo pretende corrigir FGTS com rendimento superior ao da poupança

Como o presidente Jair Messias Bolsonaro prometeu, a equipe econômica e o conselho curador do FGTS pretendem corrigir o FGTS acima da inflação. Contudo, os novos indicadores ainda não foram definidos, pois necessitam de estudos que começaram agora. Saiba mais.

É provável que você também goste:

Afinal, vale a pena solicitar o cartão Nubank Platinum ou permanecer no Gold em 2019?

‘Mais do que você imagina’: Crefisa está se transformando em banco?

Bolsa Família vai cancelar benefício se você não atualizar cadastro.

Governo pretende corrigir FGTS com rendimento superior ao da poupança

Atualmente, R$ 400 bilhões depositados nas contas do FGTS são destinados principalmente para financiar habitação, saneamento e infraestrutura. O restante é que garante o rendimento das contas vinculadas dos trabalhadores.

A intenção do governo é utilizar uma parcela deste dinheiro para as correções. Portanto, os técnicos estão fazendo simulações com indicadores para a correção do FGTS, como inflação, TLP (Taxa de Longo Prazo) e SELIC.

Estas simulações devem mostrar qual deve ser o impacto do aumento das correções do saldo das contas do FGTS. Eles também precisam saber qual o impacto que pode ser causado quanto a oferta de novas linhas de crédito e se encarecerá as mesmas.

Atualmente, o trabalhador tem o seu saldo do FGTS corrigido pela TR (Taxa Referencial), mais 3% ao ano. Entretanto, desde 1999, as correções ficaram sempre abaixo da inflação, e o dinheiro acabou sendo corroído ao longo dos anos. A única exceção foi em 2017, quando a correção praticamente empatou com a inflação do período.

Caso cheguem finalmente a um consenso, o governo e o conselho curador do FGTS devem promover vários debates com parlamentares antes de enviar um projeto de lei com as novas regras para o Congresso. A meta é que o trabalho  para a correção do FGTS seja concluído no segundo semestre de 2019.

Enfim, gostou da notícia?

Então, siga Seu Crédito Digital no Google News. Receba em primeira mão notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Sobre o autor Ver Posts Author website

EDUARDO MENDES

Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fundador dos sites Optclean Tecnologia, Conexão Estudante e Seu Crédito Digital.

Comentários no Facebook