Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo deverá ampliar taxa de juros do consignado do INSS

O consignado do INSS é uma modalidade de crédito oferecida aos aposentados e pensionistas que recebem benefícios do órgão

O governo federal deverá ampliar a taxa de juros do empréstimo consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). De acordo com o portal de notícias g1, após reunião com ministros nesta segunda-feira (20), a gestão decidiu elevar o juros para um valor entre 1,70% e 2,14%. 

Anteriormente, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) optou por limitar a taxa de juros do consignado do INSS para 1,70%. Dessa forma, a concessão do empréstimo para beneficiários foi temporariamente suspensa por alguns bancos como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil

Diante disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu que os ministros solucionassem o problema. Assim, conforme o g1, os membros do Executivo decidiram elevar o valor da taxa de juros. Contudo, o limite não deve passar os 2,14%. 

Bancos públicos são responsáveis por 11% do consignado

Os bancos públicos são responsáveis por 11% do empréstimo consignado do INSS, dessa forma, o novo teto de juros deverá passar por discurssão em parceria com as instituições.

Nesta semana, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica falaram sobre o patamar atual da taxa. Nesse sentido, de acordo com as instituições, o valor tornava o oferecimento do consignado no INSS impraticável.

A divulgação da nova taxa deverá nova ocorrer na próxima terça-feira (28), após reunião do Conselho Nacional de Previdência Social.

Empréstimo consignado do INSS

O empréstimo consignado do INSS é uma modalidade de crédito oferecida aos aposentados e pensionistas que recebem benefícios do órgão. Nela, as parcelas são descontadas diretamente do salário do segurado, o que reduz os riscos para os bancos e possibilita juros mais baixos em comparação com outras formas de crédito.

Ademais, essa forma de empréstimo tem outras vantagens em relação a demais modalidades, como juros mais baixos e prazos de pagamento mais longos.

Além disso, o crédito é pré-aprovado e o dinheiro é liberado rapidamente, sem a necessidade de apresentar garantias. Por outro lado, é importante lembrar que o empréstimo consignado deve ser usado com responsabilidade, evitando que o valor das parcelas comprometa a renda do segurado.

Imagem: Rafapress / Shutterstock