Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo do Rio Grande do Sul contrata empresa para auditar Pix de doações recebidas

Saiba como o governo gaúcho está garantindo a transparência na gestão das doações recebidas por Pix para auxiliar as vítimas das chuvas, além de conhecer as medidas adotadas para facilitar a entrega de doações em grandes volumes.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou em uma entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (13) que o governo estadual contratou a empresa Ernst & Young (EY) para realizar uma auditoria das doações recebidas por Pix destinadas a auxiliar as vítimas das recentes chuvas que têm assolado o estado nas últimas duas semanas.

Em suas declarações, o governador expressou gratidão às pessoas que contribuíram, enfatizando o compromisso com a transparência na gestão desses recursos. Segundo Leite, “Tudo isso será colocado com absoluta transparência, junto aos nossos portais oficiais, com a relação das pessoas que estarão sendo atendidas e a possibilidade de auditorias.”

Comitê gestor SOS Rio Grande do Sul

Cédulas de 50 envoltas em elástico amarelos, notas de 100 reais e moedas
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Até a manhã desta segunda-feira, o montante arrecadado por meio do Pix ultrapassava os R$ 95 milhões. O canal para recebimento das doações via Pix foi estabelecido no início deste mês, e o Comitê Gestor da conta SOS Rio Grande do Sul foi criado em 5 de maio para coordenar as ações relacionadas à distribuição dos recursos.

Esse comitê é composto por entidades públicas e privadas e tem a responsabilidade de definir as medidas e critérios para a distribuição das doações.

Canal 0800 para doações

Em adição à auditoria, o governador Leite anunciou a criação de um canal telefônico de atendimento para doações em grandes volumes.

O número, 0800-2055151, está disponível diariamente das 7h às 21h, e visa facilitar a logística de entrega para doações que excedam uma tonelada.

Orientação para doações de menor volume e
aplicativo em teste para auxiliar voluntários

Já para doações inferiores a uma tonelada, o governador orienta os doadores a consultarem o site do SOS Rio Grande do Sul para verificar quais são os itens de maior necessidade e onde devem ser entregues.

Veja também:

Novidades no Bolsa Família: aumento e calendário atualizado em maio 2024!

O governador também revelou que está em fase de testes um aplicativo para fornecer informações aos voluntários sobre os locais onde devem se dirigir para prestar assistência. O aplicativo visa facilitar o trabalho dos voluntários que atuam no campo, fornecendo orientações precisas sobre os locais onde sua ajuda é mais necessária.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com