Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo eleva previsão de PIB para 2022

O Ministério da Economia elevou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2022, passando de 1,5% para 2%. Saiba mais!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Na manhã desta quinta-feira (14), o Ministério da Economia elevou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2022, passando de 1,5% para 2%. Além disso, a pasta também fez uma revisão da estimativa de inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para taxa de 7,2%, sendo que anteriormente era de 7,9%.

Projeções para 2023

Em síntese, as projeções para o PIB e a inflação de 2023, realizadas pela área econômica do governo, são de crescimento de 2,5% da economia, e uma taxa de 4,5% do IPCA, respectivamente.

No ano de 2021, a economia cresceu 4,6%, após uma queda de 4,1% em 2020, em decorrência aos efeitos da pandemia de Covid-19.

Em março deste ano, o governo havia revisado sua estimativa de crescimento do PIB para baixo, passando de 2,1% para 1,5%. Atualmente, há um entendimento de melhora da atividade econômica brasileira, com a ampliação da arrecadação e a desoneração de impostos de bens e serviços.

PIB de 2022

Assim, ao refazerem a projeção para o PIB de 2022, os técnicos consideraram a alta de 1% no primeiro trimestre deste ano, com destaque para o setor de serviços (1%) e a recuperação da indústria (0,1%). Embora tenha tido um recuo de 0,9% na agropecuária. Dessa forma, no acumulado em quatro trimestres, até março, o PIB cresceu 4,7%.

Ademais, a melhora na confiança dos empresários do setor de serviços, do comércio e dos consumidores, contribuiu para a melhora da projeção do PIB de 2022. Além da taxa de desemprego que teve recuo para 9,8% da População Economicamente Ativa (PEA), que foi verificada em maio de 2022, resultando em 1,7 milhão de novas ocupações.

PEC das Bondades

De acordo com fontes da área econômica avaliam que as medidas adotadas para fomentar a economia, que têm validade até 31 de dezembro deste ano, contribuem para o otimismo do mercado. Entre elas, está a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que foi aprovada ontem (13) no Congresso, que aumenta em R$ 200,00 o valor do Auxílio Brasil e concede benefícios aos caminhoneiros e taxistas. A PEC das Bondades possibilitará a liberação de R$ 41,2 bilhões.

De acordo com a última pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central após reunir informações com as principais instituições financeiras, a previsão de crescimento da economia brasileira em 2022 voltou a subir, de 1,51% para 1,59%, o que anima a equipe econômica.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com