Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo federal autoriza concurso público com 814 vagas

Autorização permite a realização de certame para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Por meio de portaria, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou nesta segunda-feira (10), no Diário Oficial da União (DOU), a autorização para realização de concurso público. O certame em questão será para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Ao todo, serão 814 vagas oferecidas pelo concurso que conta com um prazo de seis meses para publicação do edital. Siga na leitura para saber mais sobre o tema.

Concurso público recebe autorização do governo

As vagas oferecidas pelo concurso público do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação devem ser distribuídas em 296 vagas para analista em ciência e tecnologia, 253 para pesquisador e 265 para tecnologista. Os cargos exigirão nível superior completo dos candidatos. 

Após a publicação do edital, maiores informações referentes ao certame serão reveladas. Ele é o segundo autorizado por Lula, em 100 dias de governo. Afinal, recentemente, houve a autorização para a realização do concurso público do Ministério das Relações Exteriores, que deve oferecer 30 vagas de terceiro-secretário no setor de diplomacia. Também há exigência de superior completo.

Novos certames devem ser autorizados ao longo do ano

Na última semana, em entrevista aos veículos de comunicação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou que novos certames seriam autorizados em breve pelo governo federal.

Ainda, de acordo com as informações reveladas pela ministra, o orçamento de 2023 deve priorizar a autorização para concursos públicos de órgãos com maior déficit de profissionais. Apesar disso, ela não revelou quais as entidades devem ser prioridade.

Também na entrevista, Dweck destacou a falta de concursos nos últimos anos, chamando o ocorrido de “um período de muito desmonte”. Até o mês de dezembro deste ano serão anunciados três blocos de certames federais.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com