Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo Federal está dando kit churrasco de Ano Novo?

Algumas notícias afirmam que o governo está dando um kit churrasco de Ano Novo, mas será que é verdade? Confira.

Alguns vídeos e mensagens compartilhados em redes sociais afirmam que o governo federal está dando kit churrasco de Ano Novo. No entanto, através de um comunicado, o governo explicou que se trata de um golpe.

 Os supostos programas governamentais envolvendo “kit churrasco” e “ceia de Natal” envolvem, além do governo, o portal de notícias da Globo – G1 – e a marca Friboi. Todos os envolvidos se pronunciaram acerca do golpe do kit churrasco de Ano Novo.

Golpistas aplicam fraude do kit churrasco de Ano Novo

Notas de 100 reais sobre um carteira marrom.

Nas redes sociais, vídeos circulam imitando a aparência do portal G1 e de telejornais da Globo, alegando que o governo federal fez uma colaboração com a empresa JBS (Friboi). Com isso, um kit churrasco de Ano Novo estaria sendo oferecido por R$ 90, e seria o suficiente para 15 pessoas.

Nesse sentido, haveria uma ceia completa com desconto de 90%. No entanto, o governo esclarece que essas informações são falsas e constituem uma ação fraudulenta. A empresa Friboi se pronunciou, destacando que não realiza promoções vinculadas a benefícios sociais públicos e que não solicita pagamentos por meio do Pix

Veja também:

Afinal, o que fazer com o dinheiro das parcelas do décimo terceiro salário?

Como o golpe do kit churrasco de Ano Novo está sendo aplicado?

Uma tela simulando a aparência do G1, ainda com o logotipo antigo, exibe a legenda: “Governo lança programa de Natal; Ceia completa com 90% de desconto. Verifique se você tem direito. Veja se você possui o direito clicando em saiba mais.”

Um dos vídeos manipulados mostra o apresentador César Tralli em 17 de julho de 2023, incluindo um áudio falso que alega que o governo, em parceria com a Friboi, pretende beneficiar mais de 50 mil famílias em dezembro.

O governo ressalta que tais conteúdos são fictícios, criados por criminosos com o objetivo de aplicar golpes e roubar dados. Erros gramaticais e padrões incoerentes denunciam a fraude sobre o Kit churrasco de Ano Novo.

Imagens manipuladas 

Apesar da mensagem falsa mencionar um suposto site oficial do governo, os leitores são, na realidade, induzidos a acessar um site que abre uma troca de mensagens com um robô. Esse chat malicioso leva o leitor a efetuar um pagamento de R$ 90 aos criminosos, sem receber qualquer produto em troca. 

Portanto, não há nenhuma parceria entre o governo e a Friboi. Por fim, no mesmo sentido, a fake news não foi divulgada pelo G1, as imagens relacionadas à empresa foram manipuladas de forma a atrair vítimas.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com