Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo não corrige tabela do IR e 15,1 milhões pagarão mais imposto

Cálculos são da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal

0

O presidente Jair Bolsonaro vai começar 2022 sem cumprir a promessa, feita em sua campanha, de corrigir a tabela do Imposto de Renda. Pelo menos é isso que os especialistas entenderam com o anúncio de que o governo não corrigiu a tabela do IR desta vez. Com isso, cerca de 15,1 milhões de pessoas que deveriam ser isentas devem pagar mais impostos no ano que vem. Os cálculos são da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil. Para saber mais, confira a seguir.

Governo não corrige tabela do Imposto de Renda e 15,1 milhões pagarão mais imposto

Dessa forma, na prática, os ganhos de quem já pagava o Imposto de Renda passam a sofrer uma mordida ainda maior. Depois que a proposta de reforma do IR travou no Senado, havia até a expectativa de que o governo pudesse conceder a correção via Medida provisória. Mas, devido ao momento atual, a equipe econômica já descarta essa possibilidade.

Portanto, sem a correção, já se somam 7 anos sem nenhum reajuste nas faixas de tributação do Imposto de Renda. E também nas deduções permitidas, como dependentes ou educação. De acordo com o presidente da Unafisco Nacional, o auditor fiscal Mauro Silva, a falta de reajuste penaliza mais quem ganha menos.

Por fim, para alguns especialistas, sem a correção da tabela, o governo atua em contradição ao liberalismo econômico. Segundo estudo, por causa da defasagem, a Receita Federal deve arrecadar em 2022 com o Imposto de Renda R$ 149 bilhões acima do que seria devido.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Lais Monteiro / shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar