Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo lança novo órgão para fiscalizar CadÚnico e Bolsa Família

O novo órgão terá a função de fiscalizar e combater fraudes no Bolsa Família e também no CadÚnico. Veja mais detalhes!

Por meio de um decreto, o Governo Federal criou a Rede Federal de Fiscalização, que terá a função de fiscalizar e combater fraudes no Bolsa Família e também no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Entre as funções do novo órgão, está a de compartilhar informações de ministérios, para destinar as verbas federais de assistência social para aqueles que realmente necessitam. Dessa forma, a Rede tem o intuito de dar transparência ao gasto público. Veja mais detalhes!

Fiscalização do Bolsa Família e CadÚnico

De acordo com Wellington Dias (PT), ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a Rede Federal de Fiscalização visa dar “maior segurança e proteção a quem mais precisa”, garantindo a integração de diversos programas de transferência de renda do Governo Federal.

Aplicativo de cadunico aberto em um celular
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

Atualmente, o Bolsa Família é o principal programa de transferência de renda do país, contemplando cerca de 21,5 milhões de famílias com um benefício médio de R$ 687,00, e custa cerca de R$ 15 bilhões por mês ao governo.

Veja também:

Quase 80% dos consumidores acreditam que a tecnologia ajuda muito na hora de realizar compras

Composição da Rede Federal de Fiscalização

Portanto, o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prevê que a Rede Federal de Fiscalização será composta por:

  • 4 representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome;
  • 1 representante da Advocacia Geral da União (AGU);
  • 1 representante da Controladoria Geral da União (CGU);
  • 1 representante do Ministério da Gestão e da Inovação;
  • 1 representante da Secretaria Geral da União.

Assim, esse grupo se reunirá a cada três meses, sendo preciso apresentar um plano anual de atuação ao Governo Federal. Além disso, também deverão elaborar relatórios de trabalho semestralmente. Por fim, o decreto prevê a possibilidade de se firmar parcerias para o desenvolvimento do trabalho, contanto que não tragam custos para o governo.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com