Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo lança serviço de abertura de empresas pelo WhatsApp; saiba mais

Abertura de empresas ficou mais fácil com o ‘Abre no Zap’, serviço realizado pelo WhatsApp ! Envie uma mensagem e agilize seu registro

Em uma iniciativa pioneira no país, o Ceará lançou na última terça-feira (23) o serviço “Empresa Mais Simples: Abre no Zap”, que permite a abertura de empresas pelo WhatsApp. Assim, a iniciativa, idealizada pelo governo do estado em parceria com a Junta Comercial do Ceará (Juce), visa desburocratizar o processo de abertura de negócios e facilitar o acesso ao crédito para micro e pequenos empreendedores.

Dessa forma, para utilizar o serviço, o interessado deve enviar uma mensagem para o número (85) 3108-2920 no WhatsApp. Então, um chatbot responderá às suas dúvidas e o orientará passo a passo no processo de abertura da empresa. Vale destacar que todo o processo ocorre online, sem a necessidade de comparecer presencialmente à Juce.

Veja também:

R$ 2,4 bilhões liberados para pagamentos atrasados do INSS; veja se pode receber uma parte

Requisitos para utilizar o serviço

Portanto, para utilizar o serviço “Empresa Mais Simples: Abre no Zap”, o empreendedor deve atender aos seguintes requisitos:

  • Ter CPF e RG válidos;
  • Possuir título de eleitor regularizado;
  • Estar quite com as obrigações fiscais;
  • Ter um endereço de e-mail válido;
  • Ter uma conta no gov.br para assinar o contrato social.
Aplicativo WhatsApp no celular
Imagem: oasisamuel / Shutterstock.com

Vantagens da abertura de empresas pelo WhatsApp

Assim, o presidente do Sebrae no Ceará, Carlos Roberto Carvalhêdo, espera que o programa “Empresa Mais Simples: Abre no Zap” contribua para a formalização da economia cearense e para a geração de emprego e renda. Dessa forma, a abertura de empresas pelo WhatsApp oferece diversas vantagens para os micro e pequenos empreendedores, entre elas:

  • Praticidade: o processo pode ser realizado de qualquer lugar e a qualquer hora, sem a necessidade de se deslocar até a Juce;
  • Agilidade: a abertura da empresa é concluída em até 24 horas;
  • Economia: o serviço é gratuito;
  • Acessibilidade: o chatbot oferece atendimento em linguagem simples e acessível;
  • Facilidade de acesso ao crédito: o Sebrae disponibiliza linhas de crédito facilitadas para empresas abertas pelo “Empresa Mais Simples: Abre no Zap”.

Por fim, aqueles que quiserem mais informações podem acessar o site da iniciativa.

Imagem: oasisamuel / Shutterstock.com