Governo Lula surpreende com proibição inusitada sobre vacinas; entenda
Após uso indevido de um recurso muito conhecido, Governo Lula envia proibição em tema relacionado à vacinas para todos os Estados. Entenda!
O Governo Lula, por meio do Ministério da Saúde, enviou a todos os Estados brasileiros uma proibição relacionada às vacinas. No ofício, o governo justifica sua decisão e espera que o pedido seja acatado.
O caso envolve o uso da imagem do Zé Gotinha durante as campanhas de vacinação estaduais. Desse modo, de acordo com a mensagem, a imagem do personagem é de uso restrito ao Governo Federal, especificamente ao Ministério da Saúde.
Proibição do uso do Zé Gotinha

Segundo a circular, todos os Estados que desejarem utilizá-lo em suas ações relacionadas à vacinação devem, antes, solicitar autorização expressa do governo. Assim, conforme as informações no ofício de 26 de junho, o Zé Gotinha “tem origem em um movimento de países latino-americanos para a erradicação da poliomielite”, diz a nota.
Além disso, o Ministério da Saúde esclarece que o responsável pela criação do personagem, o artista visual Darlan Rosa, cedeu todos os direitos de uso de imagem ao Ministério. Isso deixa claro que o uso da obra é exclusivo do Governo Federal.
Veja também:
Novo pagamento de R$ 750 é liberado pelo Caixa Tem hoje (20); veja se vai cair na sua conta
Portanto, todas as fantasias e ativadores do personagem disponíveis para os Estados só podem ser utilizados em campanhas pró-vacinação após autorização. No entanto, a pauta deve estar 100% relacionada à imagem amplamente difundida do personagem.
Motivos da proibição do símbolo das vacinas
Em fevereiro deste ano, a atual ministra da Saúde usou o personagem para lançar o Movimento Nacional pela Vacinação. Em suas declarações, ela afirmou: “Vacina é vida, vacina é SUS. Vamos proteger nossas vidas. Viva o SUS e a volta do Zé Gotinha”.
No entanto, um mês depois, o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), usou a imagem do personagem durante o evento de inauguração do Museu do Butantan, uma fábrica que produz vacinas no Estado de SP. Tarcísio tem afiliação política com o ex-presidente Jair Bolsonaro, alvo de críticas de Lula por não usar o personagem durante a pandemia de Covid-19.
O Ministério enviou o ofício apenas semanas depois de Tarcísio posar ao lado de Zé Gotinha, e as fotos circularam na imprensa. Até o momento, o Governo não se pronunciou sobre outros órgãos do SUS que usam a imagem do personagem sem autorização.
Imagem: insta_photos / Shutterstock.com