Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo pretende antecipar três anos de saque do FGTS

Governo pretende antecipar três anos de saque do FGTS. O governo federal está estudando medidas para liberar mais recursos do FGTS e, assim, estimular a economia e as atividades econômicas do país. Dentre as medidas, há possibilidade de liberar para os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário, antecipar os resgates em até três anos somente para operações de crédito.

É provável que você também goste:

É mesmo necessário você correr aos supermercados e fazer estoque devido ao Coronavírus?

Governo pretende liberar FGTS como garantia do cartão de crédito

DICA DE OURO para aumentar o limite de R$ 50 do Nubank

Governo estuda antecipar três anos de saque do FGTS

O dinheiro, portanto, poderá ser sacado como na antecipação do Imposto de Renda ou ainda utilizado como garantia de empréstimo em qualquer banco. Com isso, a expectativa do governo, se for aprovado, é que o novo mecanismo aumente a adesão dos trabalhadores ao saque-aniversário em aproximadamente oito milhões de pessoas.

Segundo projeções da equipe econômica, a medida poderia alavancar cerca de R$ 100 bilhões em crédito em quatro anos.

Três opções de crédito

A resolução do Conselho Curador, que vai regulamentar essas mudanças, trará três opções de saque-aniversário:

A primeira, o cotista terá a possibilidade de sacar na Caixa na data do seu aniversário, sem custo, e deve seguir as mesmas previstas no ano passado. Ou seja, nesse caso não há antecipação.

Já a segunda vai permitir que o trabalhador use os recursos, equivalente a até três anos de saque, como garantia de empréstimo em qualquer banco. Ou seja, o dinheiro ficará bloqueado podendo ser transferido para a instituição financeira que o trabalhador tomou o crédito em caso de inadimplência.

Por fim, a terceira opção é semelhante com a antecipação do Imposto de Renda. Portanto, o trabalhador poderá retirar de forma antecipada o montante de três saques anuais, sendo que o valor da prestação devida será repassado ao banco que concedeu o empréstimo.

Enfim, gostou da matéria sobre o governo pretender antecipar três anos de saque do FGTS?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Gabriel_Ramos/Shutterstock.