Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo revela se nome sujo cancela CPF e Bolsa Família

Tem circulado a informação de que as pessoas com o nome sujo terão o CPF cancelado e consequentemente o Bolsa Família bloqueado. Confira!

Recentemente, circularam informações de que pessoas com o “nome sujo”, isto é, inadimplentes poderiam ter seu CPF cancelado ou irregular, afetando o recebimento de benefícios do programa Bolsa Família. No entanto, o governo federal comunicou que essas informações são falsas.

Assim, vale ressaltar que as dívidas financeiras não impactam a situação do CPF dos beneficiários de programas sociais do governo federal. Portanto, beneficiários do Bolsa Família que estão inadimplentes não devem se preocupar com uma possível anulação ou incoerência de seus CPFs devido a estas circunstâncias.

Como verificar sua situação no Bolsa Família

Portanto, as famílias podem verificar as informações presentes nos extratos de pagamento do Bolsa Família. Além disso, a consulta da situação do beneficiário no programa social também pode ser realizada no aplicativo do Bolsa Família (disponível para Android e iOS). E, também no aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS). 

Enfim, é importante destacar que o nome sujo nada tem a ver com as inconsistências encontradas pelo governo federal nos CPFs dos titulares dos benefícios ou de outros membros da família, situação que tem gerado o bloqueio do Bolsa Família.

Símbolo vermelho de proibição sobreposto à imagem de um cartão do Bolsa Família e várias notas de R$100.
Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Como verificar a situação do CPF

Assim, os responsáveis ​​pelas famílias podem verificar a situação de seus CPFs por meio do aplicativo CadÚnico (disponível para Android e iOS). Além disso, é possível buscar auxílio em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ou entrar em contato com o Disque Social 121.

Veja também:

Prazo para adesão ao NOVO RG termina em janeiro, confira os estados que já emitem

Dessa forma, a irregularidade do CPF pode ser causada por divergências de informações cadastrais, cancelamento ou suspensão do CPF na base de dados da Receita Federal. Por isso, é indispensável regularizar o documento junto à Receita Federal para evitar o bloqueio ou o cancelamento dos benefícios sociais.

Por fim, para as famílias que tiverem seus benefícios bloqueados em janeiro, é aconselhável verificar a situação do CPF junto à Receita Federal e regularizá-lo junto ao órgão. Ademais, clique aqui e saiba como regularizar a situação do seu CPF.

Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital