Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo tenta parceria com os bancos para melhorar ambiente de crédito; entenda

O Governo Federal se reuniu com bancos nesta sexta-feira (16) para discutir a melhora no ambiente de crédito. Entenda!

Nesta sexta-feira (16), o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, representou o governo em uma reunião com líderes de bancos na sede da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo. Na ocasião, Haddad solicitou o apoio do setor para acelerar a tramitação de projetos que buscam melhorar o ambiente de crédito no país.

Ademais, já existem alguns processos sob a análise das Casas do Congresso Nacional sobre o tema. Saiba mais informações sobre essa reunião na sequência!

Governo se reuniu com bancos nesta sexta-feira (16)

Várias notas de R$100 e R$50 espalhadas sobre uma mesa referente a pagamento
Imagem: Andrzej Rostek / Shutterstock.com

Segundo Haddad, os projetos em tramitação são de suma importância, especialmente em um momento de constantes mudanças econômicas globais. O secretário de Reformas Econômicas da Fazenda, Marcos Pinto, apresentou 8 Projetos de Lei, por exemplo.

Dessa forma, o objetivo do Governo Federal com a visita à Febraban era buscar apoio para acelerar a tramitação desses projetos.

Questionado sobre a possibilidade das eleições municipais deste ano interferirem na análise dos projetos, o ministro da Fazenda afirmou que é preciso ter pressa e corrigir o ambiente de crédito brasileiro, independente do contexto político.

Saiba mais sobre a discussão

Fernando Haddad também ressaltou que é necessário estar preparado para enfrentar as adversidades externas, que estão além do controle do país. Quanto mais rápido for o avanço desses projetos, melhor para o país.

De acordo com o ministro do Governo Federal, os projetos já estão bem desenvolvidos. No entanto, a questão é que importantes projetos estão parados no Congresso Nacional há mais de um ano à espera de um relator.

Veja também:

Regra de eficiência de geladeiras vai ficar mais rígida e certos modelos serão retirados das lojas

Por fim, o ministro realçou a importância de se avançar nas pautas fiscais e de proporcionar um ambiente de negócios mais favorável, visto que essas ações estão diretamente ligadas a um melhor ambiente de crédito. Sendo assim, a agenda fiscal e a melhoria do ambiente de negócios caminham juntas para atingir esse objetivo.

Imagem: Andrzej Rostek / Shutterstock.com