Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Grande novidade no PIX começará a valer a partir de janeiro; confira

ESTE grupo de pessoas vai poder aproveitar a novidade do Pix. Veja os detalhes e descubra se você está na lista!

A partir do dia 14 de janeiro, o pagamento de tributos municipais e multas em Curitiba, capital paranaense, ganha um novo aliado: a novidade é o Pix. A mudança foi possível graças à sanção da lei municipal 16.254/2023.

Nesse sentido, a legislação estabelece a possibilidade de quitação de débitos utilizando o Pix. Sendo assim, essa iniciativa representa um grande avanço na modernização e na agilidade dos processos financeiros municipais.

IPTU e outros débitos já aceitam pagamentos com o Pix

Celular com pix em cima de notas e moedas

Antes da aprovação dessa lei, a prefeitura de Curitiba já disponibilizava o Pix como opção para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Além disso, débitos inscritos na dívida ativa também já podiam ser pagos assim.

Veja também: Afinal, scooter elétrica precisa de CNH e emplacamento?

Agora, com a nova lei, a novidade do Pix se estende para todos os débitos municipais, sejam eles correntes, vencidos ou inscritos na dívida ativa. Uma das vantagens é que o pagamento pode ser feito em qualquer momento, incluindo feriados.

Como funciona o pagamento de débitos municipais via Pix?

Para aproveitar a novidade do Pix, basta escanear o QR Code fornecido pela administração municipal e efetuar o pagamento instantaneamente. Um dos principais benefícios dessa forma de pagamento é a sua praticidade e a rapidez para a realização da transação.

Segundo o vereador Marcelo Fachinello (Pode), autor do projeto que deu origem à novidade do Pix, assim como o pagamento acontece na hora, a prefeitura também recebe na hora. Portanto, a capacidade de agilizar e desburocratizar o processo de regularização tributária certamente trará benefícios.

A lei está em período de vacância de 60 dias para que a prefeitura possa se adaptar e implementar as devidas mudanças. Uma vez que a novidade no Pix estiver em funcionamento, Curitiba dará um grande passo em direção à modernização de seus processos de pagamento tributário.

Imagem: Gustavomellossa / Shutterstock.com