Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Greve do metrô de SP foi adiada: confira a nova data

A Greve do metrô de São Paulo foi adiada: confira a nova data e veja em detalhes o que levou ao atraso dos metroviários.

Beatriz CapiraziPor Beatriz Capirazi2 min de leitura
Vagão de metrô parado com pessoas entrando.

A greve dos metroviários de São Paulo, prevista para acontecer nesta quarta-feira (15), foi adiada após os membros do sindicato terem se reunido em assembleia. Com isso, a expectativa é que a paralisação ainda aconteça, a partir da próxima quinta-feira (23).

Vale destacar que os metroviários decidiram postergar a data em que haveria uma paralisação, após a categoria ter aprovado o novo prazo determinado pelo Tribunal do Trabalho para o Metrô propor melhorias para a categoria e verifique as solicitações dos trabalhadores. Ademais, com a nova data, a expectativa é que estas linhas, abaixo, sejam paralisadas:

  • Linha 1-Azul; 
  • Linha 2-Verde;
  • Linha 3-Vermelha;
  • Linha 15-Prata.

O que é solicitado pelo Sindicato?

Segundo o divulgado pelo Sindicato dos metroviários, a ameaça em fazer greve é para reivindicar pagamentos melhores, além de reclamar da falta de propostas de pagamento de abono, destacando que a entidade não recebe benefícios há tempos. A classe informa, ainda, que é preciso realizar novas contratações através do concurso público.

Assim, após saberem que a greve seria realizada, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região decidiu se reunir com representantes do sindicato e do Metrô. Durante a reunião, representantes do Sindicato reafirmaram as suas necessidades, encaminhando um ofício para o governo pedindo o pagamento de abono.

Tribunal está aberto a negociações

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Após as reivindicações terem sido feitas, o juiz do trabalho, Carlos Abener, se mostrou disposto a negociar com os metroviários. Além de propor o pagamento de abono aos funcionários, destacou que o benefício não trará prejuízos para as contas ou a participação nos resultados deste ano.

Por fim, para dar prosseguimento as negociações, uma nova rodada de conversas foi marcada para a próxima quarta-feira (22), um dia antes das próximas paralisações. O juiz ainda solicitou que todas as reivindicações sejam feitas para o governo estadual, antes do próximo encontro entre as duas entidades.

Imagem: prochasson frederic/shutterstock

Beatriz Capirazi

Autor

Beatriz Capirazi

Jornalista especializada em Jornalismo Econômico pela Fundação Getúlio Vargas/Estadão com interesse em Economia, Política e Direitos Humanos. Autora do livro “Vidas Sucateadas — um olhar sobre a devolução de crianças adotadas”.

Topicos relacionados