Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Paulo Guedes quer vender ações de estatais para regular preço de combustíveis, entenda

Fala foi realizada durante evento do Tribunal de Contas da União

Na última segunda-feira (4), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo discute a possibilidade de vender ações de estatais a fim de regular o preço dos combustíveis. As ações em negociação seriam da estatal Pré-Sal Petróleo (PPSA), ou com ações que o BNDES tenha na Petrobras (SA:PETR4). As informações foram divulgadas pela jornalista Isabel Versiani, da Agência Reuters. Então, para saber mais, continue a leitura!

Paulo Guedes quer vender ações de estatais para regular preço de combustíveis, entenda

Dessa forma, a referência a essa possibilidade foi feita durante evento do Tribunal de Contas da União. Na ocasião, Guedes comentou sobre as restrições impostas pelo teto de gastos ao governo. Segundo ele, a regra foi criada para impedir que o Estado cresça demais. Contudo, ela também levanta alguns questionamentos em decisões envolvendo despesas sobre as quais a União não tem controle algum. Um caso disso são os precatórios. Outro são as ações que afetem o patrimônio estatal.

“Agora está se discutindo fazer fundos de estabilização, como nós podemos fazer isso. Podemos integralizar esse fundo de estabilização com ações, por exemplo, da PPSA, com ações que o BNDES tenha, por exemplo, da Petrobras, como integralizar esse capital?”, afirmou Guedes.

Por fim, o ministro também citou a dificuldade que o governo tem enfrentado há um ano e meio para fazer um aporte no NDB (o banco dos Brics). De acordo com ele, a contribuição exigida do país, como sócio do banco, é de cerca de 200 milhões de dólares. Guedes diz que a operação não queimaria recursos das reservas internacionais porque o governo estaria apenas fazendo uma mudança em seu perfil de investimentos.

“Hoje não posso fazer isso (aporte no NDB), nós estamos sem pagar há um ano e pouco, estamos sem cumprir as obrigações que nós temos que cumprir lá, por falta de espaço orçamentário, de teto”, concluiu.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.