Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Guerra terá impacto na padaria e nos postos de gasolina; entenda

Jornalista chama a atenção para os impactos da guerra na Ucrânia.

O conflito entre Rússia e Ucrânia está trazendo consequências para diversos países ao redor do planeta. Em sua coluna no jornal O Globo, a jornalista Miriam Leitão chama a atenção para os impactos da guerra na Ucrânia no cotidiano dos brasileiros. De acordo com ela, esse impacto chegará tanto nos postos de gasolina quanto nos preços da padaria da esquina. Então, para saber mais sobre a alta dos preços, confira a seguir!

É provável que você também goste:

Como a guerra na Ucrânia afeta a economia e a inflação do Brasil?

Rússia é rebaixada por agências de risco de crédito para status de “lixo”

G7 quer impedir que Rússia utilize criptomoedas para burlar sanções

Guerra terá impacto na padaria e nos postos de gasolina

De acordo com a coluna da jornalista Miriam Leitão, tanto o petróleo quanto o trigo estão em alta constante. Com o aumento no valor do petróleo, os brasileiros serão ainda mais impactados no preço dos combustíveis, que já estava com mais de 10% de atraso na correção antes da guerra. Vale dizer que o petróleo está na maior alta em sete anos, apesar das sanções terem deixado de lado as exportações de óleo e gás da Rússia.

Já o trigo subiu bastante nos últimos dias e deve seguir em alta. Isso porque ainda há muita incerteza em relação à capacidade de produção e de entrega tanto da Rússia quanto da Ucrânia. Ambos os países, juntos, produzem quase 30% do trigo mundial, além de serem grandes produtores de milho. Atualmente, a maior parte do trigo importado pelo Brasil vem da Argentina, mas os impactos negativos da guerra afetarão os preços para todos.

Além disso, mesmo que a Rússia domine todo a Ucrânia o partir da guerra nos próximos dias, as sanções devem continuar, assim como os efeitos econômicos advindos disso. Hoje, o melhor cenário seria um acordo de paz. Contudo, até o momento, Vladimir Putin tem dificultado este possibilidade.