Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Guia DEFINITIVO para você começar a fazer transferências com Pix

Descubra como usar o Pix pelo celular com nosso guia passo a passo. Aprenda a fazer transferências, pagamentos via QR Code e muito mais.

O Pix tem cativado a preferência dos brasileiros como uma ferramenta financeira eficiente e ágil. Através dele, é possível reduzir significativamente o tempo de pagamentos de contas, realização de compras e até mesmo pagamentos de empréstimos entre amigos.

Além disso, essa modalidade apresenta uma série de benefícios, dentre eles a comodidade de pagar qualquer conta através do celular, que está sempre ao alcance da mão. Ainda oferece grande ajuda em momentos em que não há um caixa eletrônico disponível, mas é necessário fazer um pagamento em dinheiro em espécie. Continue a leitura e confira o passo a passo de como fazer um Pix.

Formas de transferências via Pix

Cada vez mais estabelecimentos, inclusive lojas on-line, estão aceitando Pix como forma de pagamento. Todavia, o procedimento é semelhante em praticamente todos os bancos, sejam tradicionais ou digitais. No entanto, deverá verificar as instruções no app da sua instituição financeira, pois há mudança de layout.

Leia também: É possível solicitar benefício do INSS morando em outro país?

A imagem mostra um celular lendo o QRCode do outro.
Imagem: Reprodução/ Freepik

Transferências pelo celular

Para fazer essa transferência pelo celular, primeiramente deve abrir o aplicativo do seu banco e acessar a área de transferência Pix. Em seguida, clique em Pix e escolha a opção desejada. Logo em seguida, deverá selecionar o tipo de chave Pix do destinatário e inserir o valor desejado para a transferência.

Chave aleatória

A transferência usando chave aleatória segue basicamente os mesmos passos. Aqui, o receptor da transferência deve primeiro gerar um código aleatório através do aplicativo do banco e enviar a você. Então, basta copiar este código e colar no aplicativo do seu banco na opção correspondente, geralmente chamada de “pagar Pix com copie e cole”.

Depois de inserir a chave aleatória, serão apresentados na tela do seu telefone móvel os dados do destinatário. Após conferir todas as informações, confirme e pronto, a transferência por chave aleatória será concluída.

Transferência por QR Code

À vista disso, o Pix também permite a realização de transferências via QRCode, processo igualmente simples e rápido. Neste caso, o destinatário do pagamento deve primeiro gerar um QRCode com o valor da cobrança no próprio app do banco.

Em seguida, você deve abrir o aplicativo do seu banco, selecionar a opção de pagamento via QR Code e posicionar a câmera do seu telefone móvel próximo ao QR Code do receptor. Imediatamente aparecerá a solicitação de pagamento. Basta conferir os dados e confirmar para que a transferência seja realizada.

Imagem: Reprodução/ Freepik