Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Guia prático de como fazer um PIX

Saiba mais sobre as diversas formas existentes de como fazer um PIX e outras informações sobre esse serviço financeiro.

Atualmente, as transações financeiras acontecem de forma cada vez mais fácil. O avanço da tecnologia nesse aspecto trouxe mais rapidez para essas operações. Logo, saiba como fazer um PIX através das orientações do Banco Central (BC).

A autarquia federal é a responsável pela criação desse método de transferências, que rapidamente caiu nas graças dos usuários brasileiros. Fique a par de como realizar esse tipo de transação instantânea na sequência.

Banco Central ensina como fazer um PIX

Celular com a logo do Pix na tela e diversas notas de R$ 50,00 ao fundo.
Imagem: Alexandre Tavares Silva / shutterstock.com

O guia prático divulgado pelo BC mostra quais são as formas possíveis de realizar uma transação financeira através do PIX. Assim, confira abaixo as 4 opções que você tem:

  • Insirir a chave Pix de quem você quer enviar a quantia. Você pode informar o CPF/CNPJ, e-mail, telefone celular, ou então uma chave aleatória;
  • Ler um QR Code com a câmera do aparelho celular para fazer o pagamento;
  • Usar o “Pix Copia e Cola”, para utilizar o código presente no QR Code;
  • Fazer a utilização do serviço de iniciação de transação de pagamento.

Sendo assim, são várias as maneiras de como fazer um PIX. Logo, com todas essas facilidades, é fácil perceber o sucesso dessa forma de pagamento entre os brasileiros.

Veja também:

7 informações que um currículo deve ter para se destacar

Mais orientações sobre o PIX

O Banco Central também informa que, caso o usuário não tenha uma chave PIX cadastrada, é possível utilizar os seus dados bancários para realizar esse procedimento. Além disso, os bancos oferecem a opção de agendamento, em que o cliente pode escolher uma data para o envio dos valores de maneira automática, desde que se tenha saldo suficiente em conta.

Ademais, vale ressaltar que o PIX possui diversos benefícios para quem paga e para quem recebe os valores. Seu baixo custo, agilidade e praticidade estão entre os principais pontos para essa grande aceitação dos usuários, além de possuir um alto potencial de inclusão financeira e promover a digitalização dos meios de pagamento.

Imagem: Alexandre Tavares Silva / shutterstock.com