Está precisando resolver pendências bancárias em 2019? Ou quer fazer novos investimentos antes do ano acabar? Então confira os horários de funcionamento dos bancos e da B3 para o período de fim de ano.

As agências bancárias estarão fechadas nos dias 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Já no dia 24, os bancos abrem para atendimento ao público por meio período, entre 9h e 11h. O dia 30 de dezembro será o último dia de atendimento nos bancos, com horário normal de funcionamento.

É provável que você também goste:

Os 7 Golpes bancários aos aposentados do INSS mais comuns no final do ano

Cliente perde R$ 146 mil por fraude na NuConta, mas Nubank está resolvendo o caso

Cliente perde R$ 146 mil por fraude na NuConta, mas Nubank está tentando resolver o caso.

A Bolsa de valores brasileira (B3) não permite negociações de ativos nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2019, nem em 1º de janeiro de 2020. Portanto, não será possível fazer negociações em renda fixa, renda variável, derivativos e empréstimos de ativos nestas quatro datas.

A Bolsa norte-americana fecha nos dias 25 de dezembro de 2019 e 1º de janeiro de 2020. No dia 24, o fechamento ocorre às 13h; enquanto que, no dia 31 de dezembro, a operação é normal.

Horários dos bancos podem mudar em breve

Em novembro de 2019, a Medida Provisória 905/19 foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, instituindo o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo. Se virar lei, ela altera os horários de funcionamento dos bancos, com abertura de agências aos sábados e aumento do expediente.

Segundo a Medida Provisória, a duração normal do trabalho dos empregados em bancos, em casas bancárias e na Caixa Econômica Federal, para aqueles que operam exclusivamente no caixa, será de até seis horas por dia. Isso equivale a trinta horas de trabalho por semana, como era para todos os bancários até a assinatura da MP. Com a medida, pode ser pactuada jornada superior para os bancários, a qualquer tempo, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.

A MP já está valendo, ou seja, se os bancos decidirem aumentar a carga horária, já podem fazer a mudança. Entretanto, para que isso vire lei, o Congresso Nacional precisa referendar o texto.

O Contrato de Trabalho Verde e Amarelo não diz respeito somente aos bancários e aos horários de funcionamento dos bancos: ele impacta todos os trabalhadores e tem como objetivo principalmente a contratação de pessoas mais jovens. A MP flexibiliza as relações de trabalho e as folgas semanais, além de gorjetas e participação nos lucros.

Horários normais da bolsa de valores

No fim do ano a bolsa irá operar com horário diferenciado, mas o período regular de negociação na BM&F Bovespa é de 09h às 17h. Por outro lado, a NYSE e a NASDAQ, norte-americanas, permitem negociações no horário brasileiro das 10h30 às 17h.

Se você quer levar a compra e venda de ações como uma atividade fora do seu trabalho regular, pode investir na Bolsa de Tóquio. No Brasil, é possível operar na bolsa japonesa das 21h30 às 5h30.

Xangai e Shenzhen (ambas na China) também tem suas bolsas de valores que podem ser operadas do Brasil. Nesse caso, também é possível operar na bolsa durante a noite, nos horários das 22h30 às 4h. Já a bolsa de Hong Kong pode ser operada pelos traders brasileiros das 23h às 5h.

No entanto, para quem acorda cedo, a bolsa de Londres é uma boa opção para operar e fazer uma renda extra logo pela manhã. A LSE funciona no horário brasileiro das 4h às 12h30. No mesmo horário também funciona a bolsa de Paris. Horário parecido também tem a bolsa alemã, de Frankfurt, das 4h às 13h30 no horário brasileiro.

No Canadá, a Bolsa de Toronto também pode ser operada por quem vive no Brasil, com operação das 10h30 às 17h no horário de Brasília.

Renda extra no final de ano

Com a bolsa brasileira operando na maior parte dos dias, exceto nos feriados efetivamente, essa pode ser uma oportunidade de fazer uma renda extra ou mesmo aprender na prática como funciona a compra e venda de ações.

Para operar na bolsa, primeiramente é preciso ter uma conta em uma corretora de valores. Para abrir a conta, muitas vezes não há custo, havendo apenas taxas a cada operação. É a partir delas que se fazem também investimentos em renda fixa, como Tesouro Direto e CDBs. As maiores são a Easynvest, Modalmais, Rico e XP. Além disso, também é possível operar por meio de bancos, como Bradesco, Itaú e Santander.

Outra renda a mais que pode brotar na conta dos brasileiros é a parte do FGTS, pelo saque imediato. As agências da Caixa irão fazer um horário estendido nos dias 18/12 (quarta-feira), 19/12 (quinta-feira) e 20/12 (sexta-feira) para atender quem quiser sacar a porcentagem do fundo de garantia. Os saques imediatos estão sendo liberados conforme mês de nascimento. Já o saque aniversário tem prazo de adesão até o fim de dezembro, via site do FGTS.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: Lukas Blazek, via Unsplash.