Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empregos formais e informais crescem no Brasil; saiba mais

Pesquisa foi divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira, 27 de outubro

O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado somou 31 milhões de pessoas no trimestre móvel encerrado em agosto. Essa é uma alta de 4,2% na comparação com o trimestre encerrado em maio. Já em relação ao mesmo trimestre de 2020, a alta foi equivalente a 6,8%. Esses e outros dados foram divulgados nesta quarta-feira, 27 de outubro, pelo IBGE. Então, para saber mais, confira a seguir.

Empregos formais e informais crescem no Brasil, diz IBGE

Dessa forma, além da alta no número de empregados com carteira assinada, o IBGE também divulgou dados sobre trabalhadores informais. Com isso, os empregados sem carteira assinada no setor privado ficaram em 10,8 milhões, representando uma alta de 10,1% no trimestre. Em relação ao ano, a variação foi de +23,3%.

Os dados foram divulgados pelo IBGE na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua Mensal. Segundo ela, a taxa de desocupação fechou o trimestre móvel encerrado em agosto em 13,2%. O que representou uma queda de 1,4 ponto percentual na comparação com o trimestre terminado em maio. Ao todo, são agora 13,7 milhões de pessoas nesta situação no país.

Por fim, de acordo com a analista da pesquisa do IBGE, Adriana Beringuy, o nível de ocupação se recuperou e passou de 50%, depois de chegar a 46,8% em agosto de 2020. Mas ela acredita que 2020 não foi um bom parâmetro.

“Os percentuais de variações nas comparações anuais estão bastante significativos, obviamente que pela recuperação em si do mercado de trabalho, que temos observado nos últimos meses, mas também a base de comparação com agosto de 2020, que foi o momento em que as condições de ocupação eram as mais baixas da série. Foi um ponto bastante deprimido da série de ocupação, com 81,7 milhões de pessoas. Agora, a gente tem 90,2 milhões de pessoas ocupadas.”

Por fim, quanto à informalidade, o IBGE afirma que o número de trabalhadores por conta própria ficou em 25,4 milhões de pessoas. Esse é um recorde da séria histórica, com altas de 4,3% no trimestre e de 18,1% na comparação anual. Atualmente, são 37,1 milhões de trabalhadores informais no país.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.