A necessidade de solicitar empréstimos pode ocorrer em qualquer fase da vida. Já pensou nisso?
Dentre as possibilidades de crédito atuais, está o empréstimo consignado. Basicamente, trata-se de uma modalidade disponível para trabalhadores com carteira assinada, pensionistas, aposentados ou funcionários públicos. O pagamento é feito mediante o desconto em folha de pagamento, de um valor justo se considerada a porcentagem. Mas, é preciso estar muito atento a todos os detalhes, inclusive à idade do solicitante. Embora não exista um limite para solicitar o benefício, existem restrições do valor, juros e outros detalhes que você precisa conhecer.

Leia também:

Santander lança campanha de renegociação de dívidas atrasadas com 25% de desconto.

Será que vale a pena fazer um empréstimo para limpar o nome no SPC e Serasa?

Qual a idade máxima para fazer um empréstimo consignado?

Quais os benefícios deste empréstimo?

A modalidade de empréstimo consignado tem como vantagens:

  • Possibilidade de desconto em folha de pagamento ou salário de aposentadorias;
  • Juros baixos, se comparados a outros créditos do mercado;
  • Facilidade em solicitar e conseguir o serviço;
  • Pagamento em longo prazo.

Além disso, diversas pessoas podem se beneficiar do serviço, inclusive os idosos!

Quais as desvantagens?

Ao mesmo tempo em que o desconto em folha de pagamento é benéfico, ele pode ser um perigo! Quando não há controle das finanças, há risco de endividamento. Sem falar que você demorará muitos anos até conseguir quitar a dívida.

Em pessoas com mais idade, o recurso está disponível, porém existem muitas limitações do valor a ser emprestado e também das possibilidades de pagamento – fatores que podem ser um empecilho.
Embora não exista uma lei que impeça a transação, alguns bancos podem ter políticas internas de restrição. Por exemplo, o limite de idade para o empréstimo consignado do INSS é de 80 anos.

Em geral, isso ocorre pelo fato de a dívida ser automaticamente quitada após o óbito. Imagine que um banco fornece um crédito para um indivíduo de 83 anos, que terá 5 anos para pagar o empréstimo. A chance de o mesmo falecer nestes 5 anos é alta, o que representa um risco de prejuízo à instituição.

Como os idosos podem conseguir crédito?

Quando não houver outra saída, um empréstimo pode sim ser solicitado, mas é interessante pesar alguns pontos e analisar criteriosamente os contratos.

Para isso:

  • Leia todo o contrato da instituição;
  • Solicite apenas o valor necessário, para diminuir as chances de reprovação;
  • Realize buscas pela Internet para conhecer as melhores opções, com menores juros e melhor tempo de pagamento.

Dica

Uma dica é aproveitar as facilidades da fintech Bom Pra Crédito. Através de um cadastro no site, e de acordo com o seu perfil de crédito, você será direcionado para empresas que querem emprestar, entre os parceiros daquela instituição. Ademais, existem várias modalidades de empréstimo, que vão desde o empréstimo pessoal, consignado, ou com garantia de imóvel ou veículo.

E então, gostou do artigo?

Nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Acompanhe todas as notícias e artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.