Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Idade mínima para tirar a CNH pode ser reduzida no Brasil; saiba mais

Em breve, a CNH poderá ser emitida por menores de idade; confira os detalhes desta proposta legislativa que já está sendo analisada.

Uma nova iniciativa legislativa está sendo pauta no Congresso Nacional. O objetivo é alterar a idade mínima para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil. O Projeto de Lei (PL) n.º 314/2023 está sendo analisado pela Câmara dos Deputados e tem o objetivo de alterar a Lei n.º 9.503/1997.

Deste modo, esta lei em questão instituiu o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Portanto, caso a proposta legislativa seja aprovada no Congresso, será permitido que jovens a partir dos 16 anos emitam a Permissão para Dirigir (PPD).

Autor explica a proposta da CNH para menores de idade

Mão segurando CNH
Imagem: rafapress / shutterstock.com

O deputado Roberto Duarte (Republicanos-AC) é o autor desta proposta, que questiona a proibição vigente que impede jovens de dezesseis anos de conduzir veículos no país. Em defesa de seu projeto, o deputado argumenta que a sociedade testemunha uma constante evolução e amadurecimento dos jovens.

Veja também: Motoristas podem comemorar: IPVA vai ficar mais barato em 2024

Para efeitos comparativos, ele citou que nesta idade já é possível emitir o título de eleitor e participar das eleições, sendo, portanto, um cidadão ativo na política do país. Nesse sentido, ele entende que a restrição da idade mínima para CNH, que os impede de obter a permissão para dirigir, é incongruente.

PL destaca mudanças na Carteira de motorista definitiva

Em síntese, a CNH definitiva pode ser obtida após 12 meses, desde que o condutor não cometa infrações graves, gravíssimas ou que não seja reincidente em infrações de natureza média. Nesse sentido, a legislação de trânsito estabelece que o direito de dirigir será suspenso nos seguintes cenários:

  • Quando o infrator alcançar duas ou mais infrações de nível gravíssimo – 20 pontos; 
  • Se houve uma infração de nível gravíssimo – 30 pontos;
  • Se não ocorrer nenhuma infração gravíssima – 40 pontos.

O PL propõe a ampliação do período probatório para 24 meses, possibilitando a obtenção da CNH definitiva somente após o indivíduo completar 18 anos. Por fim, para aqueles que optarem por obter a habilitação após atingirem a maioridade, a permissão continuará válida por um ano.

Imagem: rafapress / shutterstock.com