Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Idoso cai em golpe do Bitcoin e perde R$ 2 milhões

Um golpe envolvendo o Bitcoin fez um casal de idosos de vítimas. A boa notícia é que as autoridades conseguiram recuperar o dinheiro. Veja!

Segundo informações divulgadas pela polícia do Canadá, um casal de idosos caiu em um golpe envolvendo Bitcoins e perdeu cerca de R$ 2 milhões. Um suposto profissional e experiente na área se apresentou aos dois que queriam começar a investir nesse tipo de aplicação.

Na história, o criminoso solicitou que o casal enviasse fundos por meio de uma corretora de criptomoedas legítima para que fosse possível aplicar uma plataforma online conhecida como  “cryptos-seed.com”. 

As autoridades do país conseguiram resgatar uma parte dos fundos encaminhados pelo casal de idosos. Sobre o valor total, ainda não se sabe se é possível recuperar. Agora, veja como se deu o golpe e fique atento.

As informações foram divulgadas pelo livecoins.

Golpe do Bitcoin 

Após enviar o dinheiro, o idoso recebeu o acesso de um site falso para saber sobre o andamento do investimento. Ao que parecia, as aplicações estavam apresentando uma alta rentabilidade. 

Assim sendo, quando quis retirar o montante da suposta plataforma, o golpista inventou desculpas e disse que para a liberação dos fundos, seriam necessários pagamentos de algumas taxas. 

Recuperação de parte do dinheiro 

De acordo com o comunicado, a polícia conseguiu recuperar uma boa parte do dinheiro que havia sido aplicado. A quantia específica não foi divulgada. A situação, no entanto, é vista como algo muito positiva, uma vez que quando se tratam de ativos digitais, dificilmente é possível realizar o resgate. 

Além disso, as autoridades afirmaram que uma investigação ainda está em curso para tentar identificar os criminosos. Como parte da busca, qualquer golpe semelhante está sendo analisado. 

Como evitar esse tipo de golpe com criptomoedas?

Com o aumento da popularidade das criptomoedas, também tem havido um aumento nos golpes relacionados. Aqui estão algumas dicas para evitar golpes desse tipo:

  • Pesquise bem antes de investir;
  • Não confie em promessas de ganhos exagerados; 
  • Utilize exchanges confiáveis;
  • Proteja suas chaves privadas; 
  • Não responda a e-mails ou mensagens suspeitas;
  • Verifique a autenticidade dos sites.

Imagem: Inside Creative House e Memory Stockphoto / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital