Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Igreja Universal é criticada na Espanha por vender bíblia a 50 euros em evento

Jornal publicou relato bastante crítico sobre evento realizado pela Igreja Universal no país. Confira o que a publicação escreveu!

O “El País” publicou na última terça-feira (21) um relato bastante crítico sobre um evento realizado pela Igreja Universal do Reino de Deus na Espanha. De antemão, o título escolhido foi algo como “Pastor de Bolsonaro celebra ato multitudinário em Madri com curas milagrosas e Bíblias a 50 euros”.

Nesse sentido, o periódico se refere ao fundador da congregação, o bispo Edir Macedo, como apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em síntese, trata-se de uma reportagem sobre a primeira vez que o religioso – descrito como “ultraconservador”- falou a fiéis do país europeu.

De acordo com a publicação, três mil pessoas compareceram ao evento, e a Igreja Universal possui 39 templos no país. Primeiramente, o texto descreve a cena de um homem explicando para filha, enquanto aguardam na fila, que o bispo é uma das pessoas mais ricas do Brasil .

Descrição da Igreja Universal e de seu líder pelo “El País”

Do mesmo modo, o jornal destaca que Macedo possui a segunda emissora brasileira mais importante – a Record TV, que não é textualmente citada. “Ele já defendeu que mulheres não deveriam frequentar universidades, comparou homossexuais a bandidos e demonizou causas de esquerda”, descreve o jornal.

Em seguida, a matéria salienta que a Igreja Universal conta com aproximadamente sete milhões de fiéis no Brasil. Logo, cita a avaliação de que o apoio do bispo Macedo foi decisivo na vitória de Bolsonaro – que o “El País” considera de “extrema-direita” – nas eleições de 2018.

Por último, o relato narra que após orações por cura e entoação de alguns cânticos, houve uma “oferta de 50 euros” (R$ 273,65) por 80 bíblias. Segundo o jornal, nessa hora, os fiéis do Centro de Ayuda Cristiano – como é chamada a Igreja Universal no país – foram lembrados de que não pagaram ingresso pelo evento.

Jornal Espanhol também recordou o episódio de 1995

Além disso, o “El País” recordou que em 1995 um pastor dissidente da igreja Universal vazou um vídeo comprometedor do bispo para a Globo. O registro, exibido no Jornal Nacional, mostra Macedo orientando outros religiosos a como pedir dinheiro aos seguidores.

Por exemplo, ele diz que não pode demonstrar vergonha ou timidez, e precisa se mostrar corajoso, como um “super-herói” – “brigando com o demônio”, “botando para quebrar”. A reportagem de mais de 25 anos pode ser encontrada no YouTube.

“Tem que chegar e se impor. Dizer: ‘Olha, pessoal, você agora vai ajudar na obra de Deus’. Se você quiser ajudar, “Amém!”. Se você não quiser, Deus vai ajudar outro. Amém! Entendeu como é que é? Se quiser, bem. Se não quiser, que se dane. Ou dá ou desce”, disse à época.

Imagem: Joa Souza / shutterstock.com