Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda 2024: saiba como fazer doações e pagar menos

Saiba como fazer doações para pagar menos Imposto de Renda em 2024, aproveitando as deduções permitidas pela legislação.

A Declaração do Imposto de Renda pode ser um momento desafiador para muitos contribuintes. Entretanto, muitos não sabem que essa obrigação fiscal também abre uma grande oportunidade para apoiar causas sociais importantes. Através do processo de declaração, é possível realizar doações destinadas a projetos voltados para crianças, adolescentes e idosos.

E mais, estas contribuições podem resultar em descontos no Imposto de Renda devido. Então, as chamadas “doações incentivadas” possibilitam o abatimento dos valores doados no IR devido de 2024 ou o reembolso do valor na restituição, caso houver.

Entendendo o processo de doação através do Imposto de Renda

Aplicativo Meu Imposto de Renda, da Receita Federal em smartphone
Imagem: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com

Os contribuintes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, podem doar para estas causas sociais importantes, limitadas a 8% e 10% do IR devido, respectivamente. Mas, atenção ao prazo: estas doações devem ser realizadas até 29 de dezembro.

Os valores são destinados aos fundos escolhidos pelo contribuinte, seja aquele que terá o Imposto de Renda a pagar ou a restituir. A Lei permite o abatimento de até 6% do valor devido ou até 6% da restituição, sendo um máximo de 3% para cada categoria. Dessa forma, para realizar a doação, a pessoa física deve optar pela declaração completa e a pessoa jurídica precisa ser tributada pelo Lucro Real.

Como realizar a doação?

Existem duas formas de realizar diferente doações. A primeira consiste em destinar os recursos diretamente aos fundos e projetos incentivados e informar a contribuição posteriormente na declaração de ajuste da Receita Federal, opção válida até o dia 31 de dezembro de 2022.

A segunda opção é realizar a doação através do próprio programa gerador da declaração de Imposto de Renda de 2024. Os contribuintes também devem estar cientes de que, para todas as formas de doação, a Receita Federal destaca que o depósito deve ser feito na conta do projeto escolhido, e não para a entidade que realiza a gestão.

Veja também:
IPTU e IPVA: pagamento à vista ou parcelado? Veja como acertar as contas dos impostos

Essa iniciativa é uma excelente forma de entrelaçar as obrigações fiscais com impacto social positivo, apoiando causas e projetos sociais importantes enquanto atua em conformidade com suas responsabilidades fiscais.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com