Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda alto? Veja como reduzir o valor a ser pago

Desde o dia 15 de março começou o prazo para a declaração anual do Imposto de Renda. A expectativa da Receita Federal é que cerca de 39 milhões de contribuintes enviem seus documentos referentes ao ano anterior.

Ninguém quer pagar impostos a mais, portanto, é importante ficar atento às despesas que podem ser deduzidas na hora da declaração.

A dica é organizar os documentos e buscar todos os descontos possíveis. A declaração completa, por exemplo, permite lançar gastos com saúde, educação, previdência e outros que podem impactar no valor final.

Uma das novidades para 2023 é um modelo pré-preenchido, disponibilizado para todos os contribuintes. Esse modelo conta com o preenchimento automático das informações, com base no que foi declarado no ano passado.

Para te ajudar mais, confira algumas dicas para reduzir o valor do seu imposto.

Como pagar menos na hora de declarar o Imposto de Renda?

A declaração pode ser feita tanto na versão simples quanto na completa. O modelo simples é indicado para aquele que não tem muitos gastos a serem deduzidos. Será descontado 20% na soma dos rendimentos tributáveis do ano correspondente.

Já a declaração completa é a mais indicada para quem possui muitos gastos a serem deduzidos pelo imposto. Esse modelo permite lançar despesas com educação, saúde e até medicamentos. É imprescindível ter em mãos os comprovantes desses gastos, se não, nada feito.

Gastos com educação

Escolas de educação infantil, ensino fundamental, médio e superior podem ser deduzidas do IR. Isso também vale para gastos com mensalidade, material escolar, cursos técnicos e profissionalizantes.

Saúde

Despesas médicas, odontológicas, hospitalares e com exames laboratoriais também podem ser declaradas. É importante ressaltar que esses gastos devem ser realizados pelo próprio contribuinte ou pelos seus dependentes. E precisam estar devidamente comprovados com recibos ou notas fiscais.

Previdência privada

As contribuições feitas à previdência privada podem ser deduzidas. É importante ressaltar que há um limite para as deduções, que é de 12% da renda bruta anual.

Dependentes

Podem ser deduzidos gastos com dependentes, como alimentação, moradia e educação. Além disso, é importante que esses gastos sejam devidamente comprovados e enquadrados nas categorias permitidas pela Receita Federal.

Imagem: Miha Creative / Shutterstock.com / Edição: Seu Crédito Digital