Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda: como alterar a conta bancária para receber a restituição

Saiba mais sobre como alterar a conta bancária para receber a restituição do Imposto de Renda sem complicações!

O período de declaração do Imposto de Renda é sempre acompanhado de dúvidas e preocupações por parte dos contribuintes. Um dos pontos que merece atenção especial é o recebimento da restituição. A partir de 2023, a Receita Federal do Brasil introduziu a possibilidade de receber a restituição por meio do Pix, usando o CPF como chave, o que pode acelerar o processo de recebimento desses valores.

Porém, informações bancárias erradas impedem que o contribuinte receba sua restituição da forma correta. Saiba mais sobre o que fazer neste caso na sequência!

Contas bancárias informadas erroneamente atrasam restituição do Imposto de Renda

Calculadora sobre um leque de notas de 50 e 100 reais com a sigla IRPF (Imposto de Renda sobre a Renda da Pessoa Física) na tela restituição
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

De acordo com Fabiana Madeira, analista tributária da MAG Seguros, ao InfoMoney, uma das principais questões que levam a atrasos no recebimento da restituição é o erro no momento de fornecer os dados da conta bancária.

Logo, ela explicou que muitas vezes um simples erro de digitação pode resultar no contribuinte não recebendo seu dinheiro. Assim, percebe-se o erro apenas quando há atraso na restituição.

Ademais, a escolha do Pix como método para receber a restituição simplifica e agiliza o processo, já que também é um critério de prioridade pela Receita Federal. Ele ocorre após as prioridades legais como idade, doenças graves e magistério. Esse método facilita bastante para quem deseja receber o quanto antes.

Qual a solução para erros na conta bancária?

Caso haja erro na conta bancária informada, deve-se agir rapidamente para corrigir a situação. Se a restituição do Imposto de Renda já foi enviada para o banco, mas não creditada devido à indicação de uma conta inválida, o contribuinte deve contatar imediatamente o Banco do Brasil. Isso pode ocorrer por meio dos números 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades).

Para os contribuintes que estão com a restituição ’em fila de espera’, ’em processamento’ ou mesmo ’em análise’, há possibilidade de alteração dos dados bancários diretamente no e-CAC. Basta acessar a opção “Consultar e Alterar Conta para Crédito de Restituição”. É importante ter uma conta gov.br níveis prata ou ouro para utilizar este serviço.

Veja também:

Saiba como declarar seu carro por assinatura no Imposto de Renda

Além disso, uma alternativa é a submissão de uma declaração retificadora. Ela permite corrigir os dados bancários ou qualquer outro erro encontrado após o envio da declaração original. Essa ação pode ocorrer diretamente pelo aplicativo Meu Imposto de Renda (Android, iOS) ou pelo site da Receita Federal.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com