Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda: como saber se você caiu na malha fina do leão?

Saiba mais sobre os detalhes da restituição e veja como conferir sua situação.

0

Segunda-feira (31) é o último dia para o contribuinte entregar a Declaração de Imposto de Renda de 2021. Assim, o envio das informações para a Receita Federal deve ser feito até às 23h59 da data limite. Quem perder o prazo vai pagar multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Mas quem já declarou o Imposto de Renda, ou fará nos próximos dias, também deve ficar de olho para saber se a declaração realmente deu certo. E, claro, evitar problemas ao cair na malha fina da Receita Federal. Porém, como saber se isso aconteceu? É o que veremos a seguir.

É provável que você goste também:

Receita Federal cria chatbot para auxiliar na declaração do Imposto de Renda

Santander leiloa imóveis com descontos imperdíveis. Saiba como participar

Banco BV promove leilão de 48 veículos, entre populares e de luxo

Imposto de Renda: como saber se você caiu na malha fina do leão?

Para começar, a boa notícia é que, desde 2019, os contribuintes podem verificar a situação 24 horas após a entrega. Contudo, algumas pessoas não consultam o status da declaração. Então, descobrem que tiveram valores retidos quando a Receita não paga a restituição nos primeiros lotes. Para entender melhor, falaremos do que se trata a malha fina.

Em resumo, isso significa que a sua declaração de Imposto de Renda foi retida por algum motivo. Desde erros e divergência de valores, até omissão de rendimentos e preenchimento incorreto das informações do cadastro, tudo pode ser motivo para que sua declaração acabe retida pela Receita.

Entretanto, outra situação frequente é quando não há documentos suficientes que comprovem as informações declaradas à Receita. Em qualquer um destes casos, a Receita Federal retém sua declaração e será preciso resolver a situação.

Consulte se há algum problema com sua declaração

Por fim, como saber, de fato, se você caiu na malha fina? Bem, o procedimento é bem simples. No extrato da sua declaração, basta acessar a seção “Pendências de malha”. Lá você poderá saber por que a Receita reteve sua declaração e resolver o problema. Para acessar o extrato da declaração, siga o passo a passo abaixo:

  • acesse o portal e-Cac da Receita Federal e cadastre-se com seus documentos e recibo de entrega da declaração;
  • depois de fazer o cadastro, clique em “Meu Imposto de Renda”;
  • em seguida, clique em “Processamento” e depois em “Pendências da Malha”.
  • caso haja qualquer tipo de pendência com o Leão, ela aparecerá nesta seção.

Enfim, se a sua declaração cair na malha e você corrigir a questão, nada acontece; mas você não receberá a restituição até resolver a pendência. Além disso, caso o contribuinte não faça a retificação ou ela seja insuficiente, a Receita Federal pode cobrar o imposto devido mais 75% de multa sobre o valor total e juros.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Assim, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Contudo, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Leonidas Santana / shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar