Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inflação oficial fica em 0,86% em fevereiro de 2021

Grupo de transportes teve maior variação no período.

0

O prosseguimento da pandemia, somado à demora na vacinação e ao cenário político instável no país, continua tendo efeitos na economia. Prova disso é o valor da inflação oficial no mês passado, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Assim, em fevereiro, a inflação oficial ficou em 0,86%, taxa superior ao 0,25% registrado em janeiro deste ano, e em fevereiro do ano passado. Essa é a maior alta para o mês desde 2016.

Dessa forma, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (11) pelo IBGE, agora o IPCA acumula taxas de inflação de 1,11% no ano, e de 5,2% em 12 meses. Entre outros fatores, o principal responsável por essa alta no último mês foi o grupo transportes, que registrou variação de 2,28% no mês, causada especialmente pela gasolina (7,11%).

É provável que você também goste:

Hacker encontra dados sensíveis expostos na CAIXA, DATASUS, USP e outros

XP lança cartão de crédito sem anuidade e com cashback maior do que Banco Inter e Méliuz

Banco Inter eleva estimativa da taxa Selic para 4% em 2021

Gasolina seria um dos fatores para aumento da inflação

De acordo com o gerente da pesquisa, Pedeo Kislanov, os aumentos na gasolina acabam sendo repassados ao consumidor final. Assim, no início de fevereiro, por exemplo, houve um aumento de 8%, e depois de mais de 10%. “Esses aumentos subsequentes no preço do combustível explicam essa alta”, aponta.

Além disso, também foram observadas altas de preços no etanol (8,06%), óleo diesel (5,40%), gás veicular (0,69%), automóveis novos (0,55%), veículos usados (0,71%), pneus (1,26%) e ônibus urbano (0,33%).

Outro grupo que contribuiu para a inflação do mês sem dúvida foi a Educação. Nesse setor, houve uma alta de 2,48%, principalmente devido aos reajustes que costumam ocorrer no início do ano.

Por fim, registraram inflação os grupos saúde e cuidados pessoais (0,62%), alimentação e bebidas (0,27%) habitação (0,40%), artigos de residência (0,66%), vestuário (0,38%) e despesas pessoais (0,17%). A comunicação, com queda de preços de 0,13%, foi o único grupo a apresentar deflação (ou seja, teve redução de preços).

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Anton Watman / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...