Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inicia hoje (1), supervisão de atendimento presencial em agências do INSS

Somente em julho, o INSS incluiu mais 12 serviços no rol de atendimento especial presencial

A partir desta quarta-feira (01), retorna a supervisão periódica da volta ao atendimento presencial nas agências do INSS. Em suma, a portaria indica a implementação do serviço Supervisão das APS – Retorno Gradual e Seguro, publicada em 13 de agosto. 

Inicia hoje (1), supervisão de atendimento presencial em agências do INSS

O 1º ciclo de supervisão vai acontecer entre os dias 1 e 31 de outubro. Já as ações devem ser bimestrais, com duração de 30 dias cada. Assim, enquanto houver a pandemia, os funcionários do INSS devem atuar, durante o horário de atendimento ao cidadão, verificando os fluxos e procedimentos feitos pelos servidores e segurados. 

Em suma, no início da pandemia, em março de 2020, todos os serviços do INSS que eram feitos presencialmente, foram suspensos. A medida levou em conta os fatores de risco do público atendido e dos funcionários. Desde então, alguns serviços presenciais estão sendo retomados gradualmente, apesar de ser necessário sempre fazer o agendamento prévio. Para isso, basta ligar para a central telefônica 135. Além disso, quem não conseguir agendar pelo telefone, pode ir na Previdência mais próxima. 

Somente em julho, o INSS incluiu mais 12 serviços no rol de atendimento especial presencial, mediante agendamento prévio. Dentre eles estão a apresentação da contestação do NTEP e o atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais. Além disso, o INSS atende as consultas à consignação administrativa, a pensão especial, entre outros serviços. 

O INSS disponibiliza também o atendimento presencial para fazer perícias médicas, a reabilitação profissional, a justificação administrativa e judicial, além da entrega de documentos por convocação. Também é possível fazer a prova de vida e retirar o histórico de atendimento de chat ou central 135.  Por fim, o INSS estimula os brasileiros a procurar os canais online de atendimento, através da plataforma Meu INSS. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / shutterstock.com