Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: 13º salário foi ANTECIPADO; veja o calendário

13º salário do INSS foi antecipado para aposentados, pensionistas e outros segurados em 2023. Saiba mais sobre o pagamento!

Beneficiários do INSS já receberam o pagamento do 13º salário deste ano, após determinação do Governo Federal. Assim, enquanto uma grande parcela dos trabalhadores está recebendo os depósitos entre novembro e dezembro, aposentados e pensionistas receberam no meio do ano.

No total, o INSS liberou cerca de R$ 62,7 bilhões para o pagamento do abono aos beneficiários. Assim, nesta época do ano, como seria de costume, os beneficiários não receberão mais nenhuma parcela extra correspondente ao 13º.

Entenda por que adiantaram o 13º salário do INSS

Celular acessando o aplicativo do INSS, ao lado, cédulas de cem e cinquenta reais
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

À época, o presidente Lula declarou que a antecipação do pagamento do INSS aconteceu como uma forma de beneficiar a população e reaquecer a economia. Portanto, agora, no fim do ano, aposentados e pensionistas do INSS não estão aptos ao recebimento do 13º salário.

Dessa maneira, o Instituto Nacional do Seguro Social organizou o depósito do 13º salário em dois grupos, de acordo com o valor da aposentadoria ou pensão que cada segurado recebe por mês. Para aqueles que recebem até um salário mínimo, o pagamento começou em 25 de maio e se encerrou em 7 de julho.

Para quem recebe mais de um salário mínimo, o pagamento se iniciou em 1º de junho e terminou em 7 de julho. Apesar da antecipação, os valores do 13º salário do INSS permaneceram inalterados. O que mudou foi apenas a data de disponibilização do recurso, garantindo aos segurados a oportunidade de contar com o complemento mais cedo.

Quem recebeu o benefício?

A antecipação do 13º salário aconteceu para todos os segurados do INSS. Dessa maneira, aposentados, pensionistas e outras modalidades receberam a antecipação. No entanto, não receberam o abono beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da Renda Mensal Vitalícia (RMV).

Veja também:

Justiça condena o INSS a liberar o salário-maternidade a mulher 3 anos após o parto; entenda o caso

Atualmente, existe uma proposta que tramita no Congresso que propõe o abono para os beneficiários do BPC, mas ela ainda não passou por avanços. Além disso, outra proposta prevê que os beneficiários do Bolsa Família possam receber o abono extra. No entanto, também não há nenhum avanço sobre as determinações.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com