Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS antecipa os pagamentos; veja o calendário e 13º salário

O INSS antecipou pagamentos e 13º salário para aposentados e pensionistas. Confira o novo calendário e saiba mais detalhes!

A decisão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de antecipar o pagamento do 13º salário trouxe uma onda de alívio para aposentados e pensionistas em todo o Brasil. Com essa medida, já neste mês de junho, haverá um incremento significativo nos valores recebidos por milhões de brasileiros.

Dessa forma, saiba mais informações sobre o calendário de pagamentos e os critérios para o recebimento antecipado do 13º salário. Continue a leitura!

INSS antecipa pagamento do 13º salário para o primeiro semestre do ano

13 salário INSS
Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Essa injeção de recursos antes do previsto é parte das estratégias adotadas pelo Governo para melhorar as condições financeiras dos seus cidadãos mais vulneráveis. Após um período de dificuldades econômicas, esses recursos chegam como um alívio para as finanças dos beneficiários do INSS.

Sendo assim, o pagamento extra do 13º salário, tradicionalmente previsto para o final do ano, agora estará disponível ao longo de junho e julho. Logo, isso ocorre em um período em que muitos aposentados e pensionistas planejam seus orçamentos com aperto, e a antecipação pode ajudar a equilibrar as suas economias.

Veja também:

Nubank se manifesta sobre ameaça de cancelamento em massa de contas!

Saiba mais sobre as parcelas e os valores

Ademais, o INSS manteve o valor mínimo do 13º salário, que equivale a R$ 1.412, dividido em duas parcelas. Portanto, os aposentados e pensionistas receberão uma parcela em junho e outra em julho, de acordo com o último dígito do número de seu benefício. Veja como ficou a distribuição:

  • Final 1 e 6: pagamentos em 03/06 e 03/07;
  • Final 2 e 7: pagamentos em 04/06 e 04/07;
  • Final 3 e 8: pagamentos em 05/06 e 05/07;
  • Final 4 e 9: pagamentos em 06/06 e 06/07;
  • Final 5 e 0: pagamentos em 07/06 e 07/07.

Para garantir que tenha acesso a informações precisas e confiáveis, é essencial que os segurados acompanhem as atualizações pelos canais oficiais do INSS. Assim, plataformas digitais, como o site e o aplicativo do INSS (Android, iOS), são atualizados regularmente com todas as informações referentes aos pagamentos e outros procedimentos necessários para os aposentados e pensionistas do Brasil.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com