Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS antecipa pagamentos excepcionalmente para aposentados

INSS garante pagamento antecipado de benefícios em junho para ESTES segurados. Confira quem receberá o benefício antes

Em meio à crise econômica devido às chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou a antecipação do pagamento de benefícios previdenciários para junho de 2024. 

Assim, a medida, que visa auxiliar os segurados e pensionistas residentes em municípios em estado de calamidade pública, segue a determinação do Ministério da Previdência Social.

Dessa forma, a antecipação do pagamento contemplará segurados e pensionistas do INSS que residem em municípios gaúchos que decretaram estado de calamidade pública em decorrência das fortes chuvas. Veja mais detalhes!

Antecipação dos pagamentos do INSS

Portanto, essa iniciativa de apoio emergencial destina-se principalmente a aposentados, pensionistas e recebedores do Benefício de Prestação Continuada (BPC) nas áreas mais afetadas. 

De acordo com o Ministério da Previdência Social, os pagamentos ocorrerão no dia 24 de junho de 2024, de forma simplificada, mitigando assim algumas das dificuldades financeiras enfrentadas por esses moradores.

Veja também:

Não vai receber a restituição do Imposto de Renda no 2° lote? Veja quando será o 3°

Então, em junho, os pagamentos ocorrerão no dia 24 para todos os beneficiários com dígitos finais de 0 a 9, uma facilitação que busca agilizar o processo administrativo e garantir que o apoio financeiro chegue rapidamente a quem realmente precisa. 

Celular com logo do INSS e notas de real averbação
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Calendário de pagamentos – junho

No entanto, enquanto isso, para os demais estados, o calendário regular será mantido, com datas estendidas até o início de julho. Confira o calendário oficial do INSS de junho:

Beneficiários que recebem até um salário mínimo:

Último número do benefícioData do pagamento 
124 de junho
225 de junho
326 de junho
427 de junho
528 de junho
61º de julho
72 de julho
83 de julho
94 de julho
05 de julho
Fonte: INSS

Beneficiários que recebem mais que um salário mínimo:

Último número do benefícioData do pagamento 
1 e 61º de julho
2 e 72 de julho
3 e 83 de julho
4 e 94 de julho
5 e 05 de julho
Fonte: INSS

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com