Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Não vai receber a restituição do Imposto de Renda no 2° lote? Veja quando será o 3°

Descubra as datas dos próximos lotes e saiba o que fazer para garantir que você receba sua restituição do Imposto de Renda!

A Receita Federal já liberou as datas para os próximos lotes da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2024. Para aqueles que estão esperando o retorno do imposto pago a mais durante o ano de 2023, este é um momento crucial.

Logo, caso o contribuinte tenha entregado sua declaração nos primeiros dias e não foi listado nos dois primeiros lotes de restituição, há possibilidades de receber o valor no próximo lote. Continue a leitura para mais informações!

Quem são os contribuintes prioritários?

Calculadora sobre um leque de notas de 50 e 100 reais com a sigla IRPF (Imposto de Renda sobre a Renda da Pessoa Física) na tela restituição
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Em primeiro lugar, é importante entender que o calendário de restituição do Imposto de Renda é estabelecido de forma a privilegiar alguns grupos de contribuintes em determinados lotes. Acompanhar esses lotes é essencial para saber quando o contribuinte irá receber a restituição, caso tenha direito.

Sendo assim, essa organização visa proteger setores mais vulneráveis da população e assegurar que eles recebam a devolução do imposto de forma mais rápida. Os prioritários incluem:

  • Idosos com mais de 80 anos;
  • Idosos a partir dos 60 anos e pessoas com deficiência ou doenças graves;
  • Professores cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Contribuintes que optaram pelo recebimento via Pix.

Como fazer a consulta do status da restituição do Imposto de Renda?

Ademais, a consulta sobre qual lote o contribuinte se encontra pode ocorrer por meio do site ou do aplicativo da Receita Federal (Android, iOS). A partir do dia 10 de julho, já será possível verificar esta informação e preparar-se para o recebimento, caso conste no próximo lote de restituição.

Caso não esteja entre os prioritários, não há necessidade de preocupação. Assim, a restituição ocorre de forma gradativa e todos que têm direito irão receber dentro do calendário estabelecido, dividido em cinco lotes até setembro de 2024.

Veja também:

Justiça condena bancos a devolver em dobro juros de renegociação

É essencial, porém, manter a declaração atualizada e corrigir quaisquer pendências identificadas pela Receita para evitar atrasos na restituição do Imposto de Renda. Por fim, confira abaixo a data de pagamento dos lotes seguintes:

  • 3º lote: dia do pagamento em 31 de julho;
  • 4º lote: dia do pagamento em 30 de agosto;
  • 5º lote: dia do pagamento em 30 de setembro.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com