Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS anuncia mutirão com 1.552 vagas para perícias de BPC; veja local

Confira os detalhes acerca desse mutirão do INSS e veja os critérios para solicitação do BPC! Não perca a chance de obter o benefício!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a realização de um mutirão de perícias médicas em Teresina, Piauí, entre os dias 24 de março e 03 de abril. Desse modo, o evento se direciona ao reconhecimento de direitos no pedido de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Sendo assim, destina-se a pessoas com deficiência. Com a disponibilização de 1.552 vagas, o objetivo central é a antecipação das avaliações previamente agendadas para datas posteriores. Esta iniciativa do INSS está alinhada ao Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS). Este possui a finalidade é a otimização da análise dos benefícios assistenciais e previdenciários.

Mutirão do INSS em Teresina (PI) para BPC

Celular com logo INSS e calculadora, caneta e cédulas brasileiras ao redor, representando auxílio de R$ 1.320
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Os locais designados para a realização das perícias do INSS serão a Agência da Previdência Social – Teresina Leste, situada na avenida João XXIII. Ademais, a Agência Teresina – Centro, localizada na rua Areolino de Abreu, número 1015.

Ademais, os indivíduos interessados em participar do mutirão devem efetuar o agendamento do atendimento através da Central 135 ou do Meu INSS. Para isso, basta acessar o site do portal ou realizar o download do aplicativo para Android e iOS.

Critérios para solicitar o BPC

Os critérios para a solicitação do BPC englobam a idade avançada, a condição de deficiência e uma renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo. O benefício, equivalente a um salário mínimo, atualmente estipulado em R$ 1.412, não exige contribuição prévia ao INSS para acesso.

Entretanto, é importante salientar que os beneficiários do BPC não têm direito ao décimo terceiro salário, e o benefício não pode ser convertido em pensão por morte.

Veja também:

Pagamento do INSS a aposentados e pensionistas está próximo, confira as datas

Para os indivíduos com mais de 65 anos, a análise para a concessão do BPC considera a renda e a composição familiar como critérios determinantes para a elegibilidade ao benefício, dispensando a avaliação dos assistentes sociais e a perícia médica.

Imagem: Reprodução / Agência Brasil