Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: como descobrir quanto tempo falta para se aposentar?

Entenda qual é o procedimento para descobrir quanto tempo falta para um trabalhador se aposentar pelo INSS!

Com a chegada do ano de 2024, passam a valer as atualizações quanto às regras de transição para solicitar a aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Portanto, elas estão previstas na Reforma da Previdência, conforme a Emenda Constitucional 103 de novembro de 2019.

Dessa forma, saiba mais sobre os meios de descobrir quanto tempo falta para se aposentar já considerando as novas normas em vigor. Continue a leitura!

Como consultar o tempo restante para a aposentadoria pelo INSS?

Papel com a palavra "aposentadoria" colocado em cima de uma carteira de trabalho, uma calculadora e uma nota de cem reais.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Uma forma fácil e prática de se fazer isso é acessar o site ou o aplicativo da plataforma Meu INSS (Android, iOS). Portanto, é possível fazer a simulação da aposentadoria por esse sistema.

Para isso, é necessário ter login e senha, tanto na página do INSS na internet quanto no aplicativo. Assim, ao clicar na seta lateral de cada modalidade, é possível ver os detalhes dessas regras.

O que a simulação garante?

Vale destacar, portanto, que a consulta da simulação não garante o direito à aposentadoria pelo INSS. A solicitação depende do envio de documentos que comprovam o tempo de trabalho e contribuição. Ainda, deve-se conferir o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e verificar se os registros estão corretos.

Veja também:

Como o empréstimo consignado do Bradesco funciona? Confira antes de solicitar

O CNIS, por sua vez, é o principal documento dos segurados. Ele registra todas as entradas e saídas em empresas ou órgãos públicos, contribuições, licenças e afastamentos. Em outras palavras, o documento contém o registro de toda a vida laboral do trabalhador.

Quais são as mudanças para 2024?

Trabalhadores que estão prestes a se aposentar pelo INSS precisam ficar atentos às novas exigências estabelecidas pela reforma da Previdência que entram em vigor em 2024. Veja as principais mudanças:

  • A idade mínima no novo regime é seis meses superior ao anterior:
    • Mulheres: 58 anos e 6 meses;
    • Homens: 63 anos e 6 meses.
  • O tempo mínimo de contribuição sofreu ajustes ajustes:
    • Mulheres: 30 anos;
    • Homens: 35 anos.
  • A regra dos pontos, que combina idade e tempo de contribuição, teve mudanças:
    • Mulheres: Pontuação mínima de 91 pontos;
    • Homens: Pontuação mínima de 101 pontos.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com