Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: confira como diminuir o tempo de espera por um benefício

Muitos pedidos de benefícios do INSS estão parados na fila por exigências que devem ser cumpridas pelos segurados. Confira como agilizar

A agilidade no processo de concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aumentou consideravelmente nos últimos 12 meses. De acordo com os dados do Portal da Transparência Previdenciária, o tempo médio de concessão de benefícios como aposentadoria, pensões, salário-maternidade e auxílios caiu de 79 para 47 dias.

Em dezembro de 2023, o tempo médio de concessão aproximava-se do prazo legal de 45 dias para análise de requerimentos. Assim, esse indicador considera os pedidos que estão no estoque e não inclui aqueles que estão em exigência, aguardando o envio de alguma documentação do segurado. 

Diminuição do tempo de espera

Portanto, além da diminuição no tempo, houve um declínio na fila do INSS. Com o número de solicitações para análise decrescendo de 1,6 milhões para 1,5 milhões. Deste total, mais de 538 mil pedidos são de auxílio por incapacidade temporária, que necessitam ou não de perícia médica. 

Assim, entre estas ações estão a simplificação dos requerimentos do Meu INSS (disponível para Android e iOS) e a implementação do Atestmed, que substituiu a perícia presencial pela análise documental. Além disso, a redução da fila do INSS também se deve aos mutirões de atendimento nas agências da Previdência. 

Celular com tela inicial do Meu INSS ao lado de notas de 50 e 100 reais.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Como diminuir o tempo de espera por um benefício do INSS

Assim, apesar da maioria dos pedidos depender do INSS para serem concedidos ou indeferidos, muitos estão parados por necessidade de envio de documentação complementar por parte do segurado. Dessa forma, o correto preenchimento dos dados pode evitar que o indeferimento do pedido ou a o cumprimento de alguma exigência.

Veja também:

Quando o Auxílio Gás 2024 será pago?

Diante disso, o segurado que está aguardando um benefício deve estar atento ao status do seu pedido, verificar se a documentação foi recebida. E, se preparar para ter documentos comprobatórios à mão, caso tenha que cumprir alguma exigência.  Por fim, vale destacar que, caso perca o prazo de entrega dos documentos solicitados, o trabalhador terá seu pedido extinto. 

Imagem: rafapress / shutterstock.com