Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: confira como irão funcionar as salas sensoriais para pessoas com transtorno do espectro autista

INSS cria salas multissensoriais para autistas, melhorando acessibilidade e suporte em suas agências. Saiba mais!

Recentemente, o governo federal anunciou que as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Rio de Janeiro passarão a contar com salas sensoriais para atender pessoas com transtorno do espectro autista. Assim, essa iniciativa visa promover a inclusão e a acessibilidade para esse público tão importante.

As salas sensoriais são espaços com o objetivo de proporcionar um ambiente acolhedor e tranquilo para pessoas com autismo. Dessa forma, equipadas com recursos como iluminação suave, cores calmantes, almofadas e brinquedos sensoriais, essas salas visam reduzir estímulos sensoriais excessivos e promover o bem-estar dos usuários. Veja mais detalhes!

Salas sensoriais nas agências do INSS

Portanto, a primeira agência do INSS a receber este ambiente adaptado será a localizada na Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio. Seguir-se-ão instalações nas agências de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e no Bairro de Fátima, em Niterói. 

Embora as datas de inauguração ainda não tenham sido divulgadas, a expectativa é que elas sejam uma realidade em breve.

Assim, a instalação dessas salas não apenas melhora a qualidade do atendimento oferecido pelo INSS, mas também demonstra um comprometimento com a inclusão social e a adaptação a diversas necessidades sensoriais e cognitivas. 

Fachada de agência do INSS com um carro vermelho na frente.
Imagem: rafastockbr/ Shutterstock.com

Impactados da medida

Dessa forma, esses espaços permitem que os segurados com TEA possam se beneficiar plenamente dos serviços do INSS, garantindo que tenham as mesmas oportunidades de acesso aos benefícios assistenciais e previdenciários.

Além das salas fixas, haverá a distribuição de 800 kits itinerantes contendo brinquedos, livros, tapetes emborrachados e abafadores de som. Esses kits itinerantes servirão para equipar as unidades do INSS que ainda não receberam as adaptações permanentes, assegurando que os assistentes sociais possam oferecer suporte adequado aos segurados.

Veja também:

Imposto de Renda 2024: prazo para declarar acaba em 7 dias

Enfim, a criação e a implementação das salas multissensoriais estão sendo financiadas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Imagem: rafastockbr/ Shutterstock.com