Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS emite importante comunicado para beneficiários

Atenção aposentados e pensionistas: o INSS emitiu recentemente um importante comunicado. Confira todos os detalhes!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou uma nota oficial alertando os beneficiários sobre o envio de documentos por e-mail. Segundo o órgão, esse não é um método que faz parte de sua política de ação, portanto, não é válido.

Após entrar com algum pedido junto ao órgão, é comum que um servidor público solicite a apresentação de determinados documentos. No entanto, isso deve ser feito por meio dos canais oficiais do INSS, e isso não inclui o e-mail. Confira, a seguir, todos os detalhes sobre o assunto.

INSS: como funciona a entrega das exigências?

Mão segurando celular com app Meu INSS aberto
Imagem: rafapress / shutterstock.com

É comum que, ao solicitar um pedido no INSS, seja solicitado pelo atendente novos documentos para a análise do caso. Geralmente, essa solicitação adicional é chamada de exigência e tem um prazo estabelecido para ser cumprida.

No entanto, cidadãos estão enviando equivocadamente a documentação pendente por e-mail. O INSS esclarece que esse não é um de seus canais oficiais, portanto, o envio não é válido e a exigência continua pendente para o solicitante.

Canais oficiais do INSS

Conforme o INSS, todos os procedimentos relacionados aos benefícios são feitos pelos seguintes meios: aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) ou pelo site oficial Meu INSS.

Caso prefira, o indivíduo que necessita cumprir alguma exigência pode fazer o agendamento ligando para a central no número 135 e, na data marcada, dirigir-se a uma das agências físicas da Previdência Social para ser atendido e apresentar a documentação.

Veja também:

Netflix e outros serviços de streaming podem sofrer graves mudanças no Brasil; confira

Cumprimento de exigência

Assim, se você é um dos solicitantes que precisa enviar documentação pendente ao INSS, vale lembrar que o prazo para cumprimento da exigência costuma ser de 30 dias desde a solicitação. Para enviar a documentação pelo aplicativo Meu INSS, basta seguir o tutorial abaixo:

  • Entre com sua conta gov.br no site ou no app Meu INSS;
  • Procure pela opção “Cumprimento de exigência” e clique;
  • Em seguida, vá para “Protocolo”;
  • Sinalize que está em processo de cumprimento de exigência;
  • Clicando no sinal de “+”, anexe todos os arquivos solicitados;
  • Clique em “Avançar” e, após ler todas as informações da tela, finalize.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com