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INSS: falhas no sistema dificultam redução na fila

As frequentes panes nos sistemas do INSS impactam diretamente os segurados. Milhões aguardam análise de pedidos

Nos últimos meses, os sistemas de processamento de dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm enfrentado uma série de interrupções, totalizando 164 falhas que somam cerca de dois meses de inatividade. Assim, essas quedas impactam diretamente o ritmo de análise de milhões de pedidos de benefícios, dificultando a vida de muitos segurados.

De acordo com O Globo, de janeiro de 2023 até meados de abril de 2024, esses problemas técnicos incidiram sobre 13,4% dos quase 25,4 milhões de processos analisados, representando um sério obstáculo para o funcionamento eficiente do órgão. Dessa forma, a persistência dessas falhas acentua a já notória fila de espera do INSS, que o governo continua lutando para diminuir.

Instabilidade no sistema do INSS

Portanto, as interrupções afetam diversos sistemas operados pelo INSS, com destaque para o Sirc e o GET, que frequentemente apresentam falhas. O Sirc, responsável pela concessão do salário-maternidade, é notório pelo total de dias fora do ar, ultrapassando 20 dias no período analisado. 

Já o sistema GET, por sua vez, teve a maior frequência de panes, dificultando a resolução de pedidos por meio do portal “Meu INSS” e do serviço telefônico 135.

Dessa forma, com os sistemas muitas vezes inoperantes, os funcionários do INSS ficam impedidos de processar e analisar novos pedidos. Isso prolonga a espera dos segurados, fazendo com que muitos fiquem em um limbo burocrático, aguardando a resolução de seus direitos.

Fachada do prédio da Previdência Social que possui filas do INSS
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Impactos das falhas no sistema

Assim, a demora e a incerteza causadas pelas falhas do sistema do INSS trazem sérias consequências sociais. Pois, muitas pessoas se veem obrigadas a continuar trabalhando mesmo após anos de contribuição, devido a atrasos e valores de benefícios aquém do esperado.

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Diante disso, o Ministério da Previdência Social anunciou que continuará a focar na melhoria dos sistemas e na eficácia dos processos de análise. Enquanto isso, milhões de brasileiros aguardam na expectativa de que suas solicitações sejam finalmente atendidas.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com