Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS fará mutirão na próxima quinta-feira (07) para atender população em situação de rua

Em breve, o INSS vai fazer um mutirão em parceria com outras importantes iniciativas; confira todos os detalhes da ação.

Na próxima quinta-feira, 7 de dezembro, entre 8h e 16h, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará um mutirão na iniciativa Pop Rua Jud. O evento será em Cuiabá, na Praça da República. Na ocasião, os agentes do INSS vão oferecer uma variedade de serviços essenciais à população.

O Pop Rua Jud é um programa pautado na Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. Assim, o objetivo da ação, além de aproximar os serviços do INSS ao cidadão de maneira geral, é desmistificar aspectos dos benefícios previdenciários.

Afinal, por vezes eles podem ser mal compreendidos. Entendimentos equivocados sobre o benefício por incapacidade temporária – auxílio doença – e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) são comuns e poderão ser esclarecidos no mutirão do INSS.

Além de explicar benefícios, mutirão do INSS auxilia na redução da fila

Notas de dinheiro com um cofrinho e o aplicativo do INSS aberto em um celular

A equipe do Programa de Educação Previdenciária (PEP) estará no mutirão do INSS. Esse é um projeto importante do órgão que busca orientar a população sobre os serviços e benefícios da Previdência Social. Assim, no evento, os profissionais desse programa estarão disponíveis para esclarecer as dúvidas.

Diversificando a oferta de atendimento, os servidores ainda farão o protocolo de benefícios previdenciários durante o mutirão do INSS. Isso porque o órgão possui uma fila longa de espera na concessão do BPC e do auxílio-doença. Desse modo, essas atividades ajudarão a acelerar o processo de concessão desses benefícios.

Fila do INSS

Segundo o Portal da Transparência Previdenciária, até setembro deste ano, cerca de 1,6 milhão de pessoas estavam na fila do INSS. Desse total, a espera para perícias médicas ultrapassava 635 mil requerimentos, enquanto quase 1 milhão de pessoas estavam na fila de pendências administrativas.

Veja também:

Pix de R$ 7 milhões na sua conta: veja como ganhar esta grana da Caixa amanhã (5)

À vista disso, em novembro o Senado aprovou o Projeto de Lei n° 4426, de 2023, que institui o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS). O objetivo do PEFPS é reduzir o tempo de análise de processos administrativos e aumentar quantidade de perícias realizadas. O texto, agora, aguarda a sanção presidencial.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com