Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS faz convocação para receber R$ 5,9 mil; veja se está na lista

Em anúncio recente, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está se preparando para convocar os aprovados no concurso publico para Técnico do Seguro Social. O concurso ofereceu, originalmente, mil vagas e ocorreu em 2022, com uma previsão de contratar até 3.385 profissionais nos próximos dois anos.

Na última quinta-feira, dia 21 de janeiro de 2024, o INSS publicou no Diário Oficial da União o resultado final na prova objetiva e o resultado provisório na prova discursiva.

Este resultado foi relacionado aos profissionais que compõem a segunda turma do curso de formação. O resultado final com os nomes dos convocados para assumir os cargos tem a previsão de ser divulgado no dia 6 de março.

Gabarito de prova sendo colorido por um lápis
imagem: Tanmoythebong / shutterstock.com

Concurso recordista de inscritos e prazos para recurso

Este concurso para Técnico do Seguro Social foi considerado recorde de inscrições com mais de 1 milhão de candidatos. Os contratados começaram a ser chamados no início de 2023, com uma lista inicial de um pouco mais de mil nomes.

Os candidatos tem a possibilidade de entrar com recurso a partir das 10h da sexta-feira (23), e o prazo final se estende até as 18h da segunda-feira (26). O recurso deve ser claro e objetivo, e caso esteja com alguma incongruência, o pedido será indeferido.

Benefícios para os novos contratados do INSS

Os novos servidores contarão com:

  • Jornada de 40 horas semanais;
  • Salário inicial será de R$ 5.905,79, incluindo o vencimento básico;
  • GAE (Gratificação de Atividade Executiva);
  • GDASS (Gratificação de Desempenho da Atividade do Seguro Social)
  • E auxílio alimentação.

Preparação para atuação no campo

Os aprovados ainda passarão por duas etapas eliminatórias, sendo a prova objetiva e o curso de formação, com 180 horas de treinamento.

Durante a qualificação, os aprovados receberão metade do salário até que sejam designados para um posto de trabalho.

Veja também:

Em breve, FGTS terá novas regras para aliviar prestações da casa própria, entenda

Após essa etapa, eles estarão prontos para entrar em campo e realizar atividades como atendimento ao público, orientação, informação e conscientização previdenciária, além de ações relacionadas ao reconhecimento de direitos previdenciários.

Imagem: Reprodução/Shutterstock