Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS fecha importante parceria que vai beneficiar os segurados; saiba mais

Saiba mais sobre a parceria inédita que o INSS acaba de fechar para seus segurados deste Estado. Clique e veja se você tem direito!

Uma interessante parceria entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) promete beneficiar cerca de 16 mil segurados neste Estado.

O plano é levar capacitação para segurados que fazem parte de programas de reabilitação profissional. Com isso, o intuito é de readaptá-los e reinseri-los no mercado de trabalho.

Serão 183 opções de cursos profissionais e técnicos, totalizando 2.400 vagas. Essa oportunidade ficará disponível aos beneficiários do INSS que residem no Rio de Janeiro. O contrato possui vigência de fevereiro de 2024 até agosto de 2026, com a possibilidade de futuras prorrogações.

Entenda a parceria do INSS com o Senac

Mão segurando celular que mostra logo do INSS .
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

A Reabilitação Profissional é um programa do INSS destinado à reinserção e readaptação de trabalhadores que, por algum motivo, estão impedidos de realizar suas atividades habituais e recebem auxílio-doença.

De maneira geral, o programa disponibilizará cursos profissionalizantes, treinamentos em serviço e até mesmo fornecimento de próteses ou órteses.

Dessa forma, a intenção é facilitar a reinserção desses profissionais ao mercado de trabalho com novas atividades laborais. Atualmente, beneficiam-se cerca de 16 mil segurados do INSS.

Quem pode participar dos cursos profissionalizantes?

Para se candidatar a uma das vagas oferecidas, o indivíduo precisa solicitar o benefício por incapacidade e passar pela perícia médica do INSS. Se a perícia constatar a necessidade de reabilitação profissional, o segurado poderá participar do programa.

Nesse caso, o segurado terá acompanhamento por um profissional de referência que avalia a necessidade (ou não) de inscrição no Senac. Assim, com isso, essa cooperação entre INSS e Senac tem grande potencial para ser ampliada.

Veja também:
Banco digital é acusado de dar calote em clientes; entenda o caso

Atualmente, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) está em última fase de negociação entre ambas as instituições. A expectativa é que a assinatura aconteça no próximo ano.

O que diz a responsável pelo Programa?

“Nosso objetivo (…) é que os segurados possam se realocar no mercado com extrema qualidade, uma vez que o Senac é uma excelente instituição de ensino profissionalizante”.

Fernanda Lima Gomes, chefe da Reabilitação Profissional da Superintendência do INSS do Rio de Janeiro

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com