Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: inteligência artificial começa a detectar fraude em atestados médicos

A Inteligência Artificial (IA) servirá para auxiliar o INSS na identificação e prevenção de fraudes. Veja mais detalhes da funcionalidade!

Nesta segunda-feira (15), o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) anunciou uma iniciativa inovadora para combater as fraudes em atestados médicos. Assim, a ferramenta principal desse projeto é a Inteligência Artificial (IA), que servirá para auxiliar na identificação e prevenção de fraudes. Além disso, irá contribuir para a diminuição das filas de espera nas agências do órgão.

Em dezembro de 2023, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, comunicou à CNN, que o órgão começaria a utilizar a Inteligência Artificial para verificar a veracidade dos atestados médicos. Assim, o programa será integrado ao sistema Atestmed, sistema que permite aos segurados solicitar benefícios de maneira remota, através da análise de documentos.

Inteligência Artificial no INSS para identificação de fraudes

Portanto, a Inteligência Artificial irá identificar indícios de fraudes, como o local de emissão do atestado, o número do Conselho Regional de Medicina (CRM) e a assinatura no documento. Assim, a funcionalidade só se tornou possível graças a um robusto banco de dados que alimenta o sistema de IA. Assim, oferecendo a capacidade de comparar e identificar padrões irregulares.

Veja também: Concurso da CAIXA com salários de até R$ 14,9 mil já tem banca definida; confira

Além disso, apesar do sistema Atestmed oferecer uma maior agilidade aos segurados, existem preocupações sobre a possibilidade do aumento de fraudes, o que resultaria em concessões irregulares e um consequente aumento do gasto público. Dessa forma, a IA é uma solução para minimizar essas possíveis brechas.

Fachada do edifício sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde se lê "Previdência Social".
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

O que é Atesmed

Por fim, vale destacar que o Atestmed é um sistema do INSS que permite a concessão do benefício por incapacidade temporária, conhecido como auxílio-doença, por meio de análise documental. Dessa forma, o segurado não precisa passar por uma perícia médica presencial para ter o benefício concedido.

No entanto, para solicitar o auxílio-doença do INSS por meio do Atestmed, que pode ser acessado por meio do site ou app Meu INSS (disponível para Android e iOS), o segurado deve apresentar os seguintes documentos:

  • Atestado médico que indique a necessidade de afastamento das atividades laborais por pelo menos 15 dias;
  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de endereço.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com