Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS irá entrar em contato com segurados para participarem do mutirão; saiba mais

Entre os dias 11 e 15 de março, haverá um mutirão para o atendimento dos 37 mil segurados do INSS. Veja mais detalhes!

Com o intuito de reduzir a fila de avaliação socioprofissional, que atende os segurados aptos ao programa de reabilitação profissional, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está realizando uma força-tarefa. Assim, entre os dias 11 e 15 de março, haverá um mutirão para o atendimento dos 37 mil segurados que aguardam por essa avaliação.

Dessa forma, o mutirão será realizado pelas superintendências regionais do INSS nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Florianópolis, Pernambuco e Distrito Federal. Assim, as equipes de reabilitação entrarão em contato com os segurados. Contudo, o atendimento não será por agendamento. Veja mais detalhes da iniciativa!

Reabilitação profissional do INSS

Portanto, o processo contará com a liderança de equipes técnicas especializadas nas seis superintendências regionais que estarão em contato direto com os segurados. De modo que a habilitação profissional envolve vários profissionais do INSS que atuam na avaliação e na condução do processo do segurado.

Além disso, o INSS destaca que os encaminhamentos ao serviço podem ocorrer por meio da perícia médica, por requerimento espontâneo e, em último caso, pela Justiça Federal. No caso da perícia médica, caso haja a constatação de provável impossibilidade de retorno às atividades profissionais habituais de forma permanente, há o encaminhamento do segurado para a avaliação socioprofissional.

Fachada do edifício sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde se lê "Previdência Social".
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Retorno ao mercado de trabalho

Durante o processo de reabilitação, o segurado continua recebendo o benefício do INSS. Após a conclusão do programa, se houver resultado positivo, o segurado retorna ao mercado de trabalho em sua atividade originária ou em outra compatível com suas condições atuais. 

Veja também:

IR: confira aqui o calendário oficial da restituição 2024

Em caso negativo, isto é, caso a reabilitação do segurado não seja possível, ocorre a aposentadoria por invalidez. Por fim, vale destacar que durante o mutirão, estarão disponíveis 4.773 vagas para atendimento extra, distribuídas entre as superintendências regionais.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com