Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS irá pagar uma nova parcela do 13º para aposentados e pensionistas? Confira

Chegou o final do ano! Confira se o INSS irá pagar uma nova parcela do 13º do INSS e quem tem direito ao abono!

Tradicionalmente, o 13º salário dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é pago no segundo semestre de cada ano, sendo nos meses de agosto e novembro. No entanto, em 2023, pelo quarto ano seguido, o órgão antecipou o pagamento do abono salarial. Dessa forma, o pagamento foi feito entre os meses de maio e junho.

No entanto, informações falsas que circularam recentemente na internet alimentaram a expectativa de um pagamento extra aos beneficiários. Contudo, conforme confirmado pelo próprio INSS e pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, não ocorrerá um novo repasse.

Antecipação do 13º do INSS

Em síntese, a antecipação do 13º salário do INSS foi uma medida tomada pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com o objetivo de minimizar os impactos econômicos da pandemia de COVID-19. Assim, a iniciativa foi um estímulo importante para a economia de estados brasileiros. 

Veja também:

C6 Bank está dando presente para seus clientes; veja como ganhar

Dessa forma, a antecipação foi mantida nos anos posteriores, inclusive pelo atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Portanto, é importante ressaltar que não há previsão de pagamentos adicionais além daqueles já regulamentados e divulgados oficialmente.

Celular acessando o aplicativo do INSS, ao lado, cédulas de cem e cinquenta reais
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Quem tem direito ao abono salarial

Em suma, em 2023, receberam o 13º salário aqueles que, durante este ano, foram beneficiários de algum auxílio ou benefício pago pelo INSS, como auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão. Assim, sendo, 32,5 milhões de beneficiários receberam o abono em duas parcelas.

Entretanto, vale destacar que aqueles que são beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), não têm direito ao abono salarial. Pois, este é um benefício assistencial, ou seja, não é preciso ter contribuído com o INSS para ter acesso a ele, basta cumprir os requisitos, como ter a partir de 65 anos ou ser uma pessoa com deficiência, confira mais detalhes aqui.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com