Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: milhões de beneficiários tiveram seus dados expostos; saiba mais

Falha no sistema Suibe do INSS expôs dados sigilosos de milhões de beneficiários. Veja o que aconteceu e quais medidas estão sendo tomadas

Recentemente, um grande número de dados sigilosos de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi exposto a usuários não autorizados, levantando preocupações sobre a segurança de informações pessoais dos segurados do órgão. 

Assim, essa falha revela fragilidades no controle de acesso ao Sistema Único de Informações de Benefícios (Suibe), que operava sem uma revisão adequada das autorizações concedidas ao longo do tempo.

Dessa forma, o sistema, que desempenha papel crucial na administração de benefícios previdenciários, teve que passar por uma desativação temporária para evitar uma exposição ainda maior. Então, o desligamento do Suibe afetou diretamente a produção de estatísticas vitais para o monitoramento e a gestão da Previdência Social no Brasil.

Vazamento de dados no INSS

Em um relato ao jornal Folha de SP, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, confirmou que o sistema tinha um número elevado de senhas que nunca passaram por revisão. 

Assim, estas senhas, que deveriam ser de uso interno, permitiram a acessos externos sem os devidos controles. Isso abriu uma brecha para que dados de milhões de beneficiários ficassem vulneráveis a acessos indevidos.

Diante disso, o INSS desativou o Suibe para reduzir qualquer risco iminente. De acordo com Stefanutto, foram ‘desligados’ todos os acessos externos e as senhas não mais necessárias. Assim, este ato foi essencial para controlar a situação e reavaliar as políticas de segurança do sistema. 

Celular com logo INSS e calculadora, caneta e cédulas brasileiras ao redor.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Implementação de novas práticas

Além disso, o presidente do INSS apontou a implementação de novas práticas, incluindo o uso de VPN e certificados digitais para fortalecer a segurança nas operações do sistema. Assim, a reorganização e reativação do sistema Suibe já estão em curso. Com a promessa de uma governança muito mais rígida e controles de acesso restritos. 

Veja também:

AliExpress e Magalu fecham parceria para venderem produtos uma da outra; saiba mais

Ademais, o INSS também está trabalhando em cooperação com diversas agências governamentais. Visando, assim, garantir que todas as falhas passem por correção e que práticas similares não se repitam no futuro. Enfim, com essas medidas, espera-se prevenir novos episódios e proteger a integridade das informações dos beneficiários.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com